O seminário “NCE-USP: 25 anos de Pesquisa, Cultura e Extensão por meio da Educomunicação” acontece em comemoração ao jubileu de prata do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP), a ser completado em novembro de 2021. Nos encontros, serão relembradas as conquistas do Núcleo e de seus colaboradores ao longo de sua história.

O evento acontece com o apoio da ABPEducom e conta com a participação de especialistas na área. São mediadores e convidados: Ismar de Oliveira Soares, presidente da ABPEducom e fundador do NCE; Claudemir Edson Viana, professor da USP e secretário executivo da Associação; a gestora administrativa da ABPEducom, Jurema Brasil; e as professoras associadas Patrícia Horta, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e Raija Almeida, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O evento comemorativo também tem a participação do pesquisador colaborador do NCE, Felipe Schadt.

Serão promovidos três encontros virtuais e síncronos durante as noites das terças-feiras do mês de novembro, sempre a partir das 19h30. A transmissão, aberta ao público em geral, é realizada pelo canal no YouTube do Laboratório de Inovação e Desenvolvimento da Educomunicação (Labidecom), vinculado à Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP) e parceiro na promoção do seminário.

Programação

No dia 16 de novembro acontece a abertura com o professor Claudemir Viana e, na sequência, apresentação de alunos da Licenciatura em Educomunicação da ECA/USP com o tema “Patrono Paulo Freire e o diálogo como filosofia de vida”. A seguir, ocorrerá a palestra “Histórias do NCE entre inovação, desafios e conquistas”, com Ismar Soares.

No dia 23, a temática do encontro será os projetos de intervenção social promovidos pelo NCE, a serem apresentados pelos professores Patrícia Horta e Claudemir Viana. Logo após, os estudantes do curso de Educomunicação realizam nova apresentação, desta vez com o tema “Patrono Mário Kaplún e a comunicação transformadora”.

No último encontro do seminário, no dia 30, Jurema Brasil e Felipe Schadt iniciam o debate sobre pesquisa, eventos e publicações nas ações do NCE. Em seguida, alunos fazem a terceira apresentação, intitulada “Patrono Ismar de Oliveira Soares e a Educomunicação”. Por fim, acontece o lançamento do e-book “Protagonismo Juvenil nos Processos Educomunicativos”, o qual será publicado no Portal de Publicações da ABPEducom, com a presença de Raija Almeida.

Além dos debates, haverá em cada noite o “Desafio: Educomunicadores Mascarados” um nomeado como “Amor” e outro como “Luta”. Os participantes deverão descobrir suas identidades durante cada dia da programação por meio das dicas a serem fornecidas. Os educomunicadores revelarão quem são ao final dos encontros.

Mais informações estão disponíveis no site do NCE.

Serviço

Seminário NCE-USP: 25 anos de Pesquisa, Cultura e Extensão por meio da Educomunicação

Data: 16, 23 e 30 de novembro de 2021 (terças-feiras)

Horário: 19h30

Transmissão: canal do Labidecom no YouTube

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]