O estudo publicado, em 1999, pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP), sobre o perfil do profissional da interface Comunicação e Educação, ganhou, 20 anos depois, um novo capítulo: a dissertação de Bruno Ferreira, diretor de Assuntos Profissionais e Formação Continuada da ABPEducom, sob o título “Jornalista-educomunicador(a): sentidos de uma nova identidade profissional”.

A pesquisa, orientada pelo professor Ismar de Oliveira Soares, presidente da ABPEducom, focou o trabalho de profissionais formados em Jornalismo que trabalham em organizações ou projetos de Educomunicação. Seu estudo empírico consistiu na observação das atividades laborais de nove jornalistas vinculados a cinco diferentes iniciativas localizadas em São Paulo, Curitiba e Salvador. Além de observar o trabalho, o agora mestre também entrevistou esses e outros 12 profissionais, buscando criar uma representação do(a) jornalista-educomunicador(a) a partir de uma articulação entre observação e discursos dos profissionais.

Ferreira defendeu sua dissertação no dia 5 de julho de 2019, na Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), tendo sido aprovado com distinção pela banca composta pelas professoras Marli dos Santos (Faculdade Cásper Líbero), Roseli Fígaro (ECA/USP) e Mônica Caprino, associada da ABPEducom.

Foto: acervo pessoal

Com a presença de familiares, amigos(as) e colegas educomunicadores(as), a ata da defesa, lida por Fígaro, que é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA/USP, afirma: “A banca reconhece a excelência da pesquisa empírica e sua contribuição inédita para a epistemologia da educomunicação, valoriza a qualidade do texto, sugerindo a publicação de artigos e a apresentação da dissertação em congressos da área ou mesmo a participação em concursos voltados para premiações de dissertações. Finalmente, aponta para a necessidade de continuação do trabalho investigativo. A banca atribui a menção de distinção ao pesquisador”.  

De acordo com Soares, o novo trabalho contribuirá substancialmente para o entendimento da natureza do trabalho profissional na interface Educomunicação/Jornalismo. Por sua vez, o novo mestre em Ciências da Comunicação, ao pronunciar-se depois da defesa, agradeceu a banca e aos presentes, afirmando ter tido na Educomunicação a oportunidade de se tornar um profissional realizado. 

Foto em destaque e vídeo:  Jéssica Delcarro

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