O IX Encontro Brasileiro de Educomunicação terá início amanhã, dia 14 e até quarta-feira, dia 16, promoverá discussões e debates sobre o tema: “Práticas Sociais e Tecnológicas pelos Direitos Humanos e Direitos da Terra”. No total, mais de 340 participantes, entre pesquisadores, especialistas e profissionais em Educomunicação, se dividirão entre as 31 atividades do evento.

> Confira a programação completa aqui

Nesta edição, sediada pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Paraíba, o IX Educom terá todas as suas atividades em formato remoto, fato este que facilitou a participação de interessados de todo o país. Apenas as cerimônias de Abertura e de Encerramento acontecerão de forma híbrida. 

O início do IX Encontro contará com uma apresentação de cordel sobre a Carta da Terra feita por um grupo de adolescentes de Campina Grande e a leitura de um manifesto sobre o bem viver, proposto para a próxima década feita por Naine Terena de Jesus, integrante do Povo Terena e Doutora em Educação pela PUC-SP. Ainda participam da cerimônia Raija Almeida, professora do curso de Educomunicação da UFCG, Ismar de Oliveira Soares, presidente da ABPEducom, Claudemir Viana, coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da USP (NCE/USP) e Patricia Blanco, representante do Instituto Palavra Aberta. Além disso, palestras de José Brito, Ariane Porto e Andrea Trigueiro. 

> Clique aqui para assistir a Cerimônia de Abertura

Seis mesas-redondas divididas nos dois dias seguintes (15 e 16), mobilizarão mais de 20 especialistas e pesquisadores, dentre eles Givânia Maria Silva, anunciada no último dia 10 pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, para compor uma das seis equipes técnicas responsáveis pela transição do governo para 2023 no setor de Igualdade Racial. As mesas-redondas acontecerão no período da manhã com duração de quase duas horas cada uma.

Outra atividade importante é a apresentação dos trabalhos aprovados nos 18 Grupos de Trabalho (GT) do Encontro. Voltados às áreas de intervenção da Educomunicação (Gestão da comunicação em espaços educativos; Educação midiática; Mediação tecnológica da educação; Expressão comunicativa por meio da arte; Pedagogia da comunicação; Produção midiática para a educação; Reflexão epistemológica sobre o campo da Educomunicação), os GTs receberão 74 apresentações ao longo dos três dias de evento.

Além disso, o IX Educom contou com a realização de quatro fóruns que funcionaram como atividades prévias ao evento, realizado em parceria com outras entidades. Durante o mês de outubro e início de novembro, esses encontros online abordaram: o lançamento da Revista Casa Comum; as experiências de educação e comunicação no campo; a reunião de educomunicadores da Região Norte; e a as propostas formativas dos cursos superiores de graduação em Educomunicação existentes no Brasil. 

Para completar a programação, outros quatro fóruns serão transmitidos durante o encontro e disponibilizados ao público de maneira online e gratuita. Eles abordarão: a Educação em Direitos Humanos nos estados brasileiros; os Jovens Educomunicadores na COP-27; a comunicação e a defesa da soberania dos territórios; e a Educomunicação pela voz dos adolescentes. 

> Clique para assistir ao Fórum 05, Fórum 06, Fórum 07 e Fórum 08

Alexandre Sayad, apresentador do programa “Idade Mídia”, no Canal Futura, conduzirá um Workshop que irá debater com o público aspectos de conteúdo, temas e estética do programa. Além disso, Sayad abordará os bastidores do programa que já teve três temporadas no ar.

E para encerrar, o IX Encontro Brasileiro de Educomunicação celebrará a entrega do Prêmio Mariazinha Fusari de Educomunicação, idealizado pelo NCE/USP em parceria com a ABPEducom. O espaço deste prêmio destina-se a  reconhecer a excelência dos serviços prestados ao campo por agentes culturais, em três diferentes áreas de atividade, como: 1ª. Pesquisa; 2ª. Ação profissional; 3ª Ação Institucional. Clique aqui para conhecer os candidatos. Porém, antes da entrega do prêmio o grupo “Sarau Nordeste em Verso” fará uma apresentação cultural com jovens estudantes da rede pública de ensino de Campina Grande.

> Clique aqui para acompanhar a Cerimônia de Encerramento

O evento é destinado a todos os interessados em fortalecer e ampliar redes de pesquisas e políticas públicas voltadas à promoção da Educação Ambiental e da Educação Midiática. O Encontro conta com o apoio do curso de Licenciatura em Educomunicação da USP; o grupo de pesquisa Epistemologia da Educomunicação, credenciado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); o Conselho de Educação em Direitos Humanos do Estado de São Paulo (Condepe); e a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

 

Serviço:

IX Encontro Brasileiro de Educomunicação
Realização: ABPEducom, curso de Comunicação Social – Educomunicação da UFCG, NCE/USP e Instituto Palavra Aberta
Data: de 14 a 16 de novembro de 2022
Mais informações: abpeducom.org.br/ixeducom

 

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]