O Grupo de Estudos & Pesquisas em Educomunicação (GEPEducomufsj), da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), acaba de publicar o livro “Educomunicação em espaços de vulnerabilidade social: protagonismo social em defesa da cidadania”, pela editora Simplíssimo Livros. A obra, com 166 páginas, é o terceiro trabalho publicado pelo grupo e tem como autores os professores Filomena Maria Avelina Bomfim (associada da ABPEducom e coordenadora do GEPEducomufsj), Maria José Netto Andrade e Helvister Resende. O grupo de pesquisa é certificado pelo CNPq.

Trata-se de um conjunto de três artigos desencadeados por situações em que o direito à cidadania se encontra ameaçado pelo desconhecimento do poder público e da sociedade civil, aparentemente alheios aos desafios e aos obstáculos vivenciados por determinados sujeitos. A angústia trazida pela contemplação dessas realidades mobilizou os autores a propor o emprego de práticas educomunicativas como estratégias para buscar minimizar a situação no contexto de uma transformação social. Foi assim no documentário “Nascidos em Bordéis”, assim como tem sido na Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de São João del-Rei (ASCAS) e na Casa Lar Amar é Simples, situada no mesmo município.

“Considero esse estudo fundamental pelo fato de que, a partir de uma estrutura muito simples, apresenta a Educomunicação como metodologia indutora de estímulos para que a sociedade civil, em nosso país — consciente de seu poder de mudança — assuma seu protagonismo na solução de problemas que lhe perturbam”, afirma o presidente da ABPEducom, Ismar Soares.

O livro está à venda no formato e-book, por R$ 30, nos sites da Simplíssimo e da Amazon.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]