O Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas (BA) está apoiando a organização, para alunos da rede pública de ensino, de uma série de atividades lúdico-educativas durante o período da quarentena. Por meio do uso de ferramentas digitais como o WhatsApp e o desenvolvimento de um festival online, professores e coordenadores esperam manter vínculo com os estudantes e desenvolver práticas voltadas ao aperfeiçoamento de habilidades sociais, emocionais e artísticas. 

Diante do avanço da pandemia do novo coronavírus no município e a consequente interrupção das aulas presenciais, a Secretaria de Educação buscou alternativas para dar manutenção ao contato com os alunos no período. Com a proposta de articular, de um lado, conteúdos pedagógicos relacionados aos cuidados com a saúde e proteção e, de outro,materiais voltados ao desenvolvimento de autonomia e solidariedade, a pasta tem a perspectiva de envolver os educandos e suas famílias nas questões da atualidade.

O acesso a esses materiais se dá por meio do aplicativo WhatsApp, que permite o envio de arquivos e o estabelecimento de conversas entre discentes e a escola. O uso do mensageiro eletrônico é uma tentativa de adequação à realidade dos alunos da rede, que muitas vezes não têm conexão banda larga e/ou computador em casa. “Entendemos que a maioria dos nossos estudantes não têm acesso a computadores, até mesmo à internet de ponta, para acessar a Educação Remota, então o que estamos disponibilizando são propostas lúdico-pedagógicas que podem ser feitas em casa, junto aos pais”, afirma a professora Gabriella Santana, coordenadora do Núcleo de Educomunicação da Secretaria de Educação da cidade. 

Outra proposta que ganha destaque é o “I Festival DigiCultural de Estudantes”. Com o objetivo de engajar jovens e adultos a partir da arte e tecnologias digitais, o projeto busca estabelecer redes de aprendizado entre os alunos por meio do compartilhamento de experiências na produção de obras em até seis linguagens: música, dança, poesia, fotografia, audiovisual e teatro. Para participar, é preciso estar matriculado na rede pública de ensino e realizar as atividades no espaço doméstico. Com o tema “O ambiente digital e a preservação da vida diante da pandemia da covid-19”, os Núcleos de Educomunicação e Arte-Educação esperam envolver alunos do Ensino Fundamental e EJA, além de premiar os melhores trabalhos. 

A disponibilização dos conteúdos e atividades na internet, no entanto, não serve de substituição às aulas presenciais e calendário escolar, uma vez que tem a proposta de manter o vínculo entre educandos e o corpo docente especificamente enquanto dura o isolamento: “Para nós, isso é importante porque, além de ofertar conteúdo educacional para nossos educandos, estreita os laços com a comunidade escolar e envolve-os em práticas que estimulam o protagonismo e a interação”, complementa Santana.

Imagem: Secretaria de Educação de Lauro de Freitas / Divulgação