Empenhados em utilizar as tecnologias digitais como ferramentas de intervenção social, educomunicadores(as) têm sido importantes aliados(as) na luta pela equidade racial. Profissionais do campo estão promovendo formações, pesquisas e campanhas com o objetivo de manter o debate em pauta, guiados pela compreensão de que ações de reparação histórica, como aquelas voltadas para a representatividade de pessoas negras e indígenas, devem ser contínuas e ir além de datas como o mês da Consciência Negra.

Apesar de a legislação acerca da equidade racial ter passado por grandes avanços nos últimos anos, a existência de uma lei não é suficiente para garantir sua aplicação. Ciente disso, a AfroeducAÇÃO – dirigida pela diretora cultural da ABPEducom, Paola Prandini – atua desde 2008 para garantir a execução da Lei Federal nº 10.639, de 2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afrobrasileira nas escolas de ensino básico, resgatando a contribuição da população negra nas áreas intelectual, social, cultural, econômica e política do Brasil.

No último 20 de novembro, a organização, que trabalha sob a perspectiva educomunicativa, lançou um vídeo para divulgar o terceiro ano da campanha #tiraraleidopapel. O vídeo, que é uma simulação de uma reunião virtual de educadores, mostra como muitos professores ainda não compreendem a necessidade de abordar histórias da negritude para além da escravidão. Também nesse sentido, a ABPEducom promoveu a live “Educomunicação, raça e gênero”, trazendo reflexões sobre a importância de práticas educomunicativas antirracistas.

Mesmo com este longo caminho a ser percorrido, durante a pandemia, muitas educadoras negras têm usado as tecnologias digitais para abordar temas além dos convencionalmente presentes no currículo escolar. A tendência foi constatada na pesquisa “Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica”, da Fundação Carlos Chagas (FCC), que ouviu 14.285 docentes de todo o país.

A partir do levantamento, o professor Ismar Soares, presidente da ABPEducom, analisou a existência de uma relação entre a condição racial das docentes e os conteúdos abordados no ensino à distância, já que a realidade vivida por cada educadora pode ter influência sobre as temáticas de interesse. Segundo o educomunicador, a transversalidade encontrada nos conteúdos divulgados em redes sociais pelas professoras negras demonstra uma aproximação à perspectiva educomunicativa. 

Diálogos entre as escolas e os indígenas

Da mesma forma como é feito com a população negra, a educação brasileira também tem negligenciado os povos indígenas, apesar de a Lei n° 11.645, de 2008, instituir na rede de ensino básico a obrigatoriedade de aulas sobre a história e cultura e indígena. Em combate a esta exclusão sistemática, o jornalista e mestre em educação Gláucio Antônio Santos, associado da ABPEducom, ministrou o minicurso “Processos educomunicativos: diálogos possíveis e necessários entre a escola, os indígenas e a TDIC”. 

Realizado entre os dias 17 e 20 deste mês, o curso apresentou aos participantes a experiência de quatro professores da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) na produção de conteúdo educativo multimodal (rádio, podcast, redes sociais, e-book e artes gráficas) na série de podcasts “Indígenas, os Povos Originários do Brasil”. Além de incentivar reflexões acerca da representação dos povos indígenas em livros didáticos e na mídia, a formação instigou os professores a elaborarem ideias de podcasts e outras propostas com uso de recursos tecnológicos digitais para a educação. 

“Ao mesmo passo, os participantes foram convidados a pensar propostas em diálogo com a diversidade presente na comunidade escolar a partir de uma perspectiva horizontal que permita aprendizado mútuo de docentes e discentes na medida em que se problematiza, por exemplo, a representação étnicorracial nos diversos segmentos sociais”, relata Santos, que planeja promover a próxima formação de produção de podcasts no ano que vem.

Foto: ato antirracista em Manaus (AM), no dia 7 de junho de 2020 (Leonardo Leon/Mídia Ninja)

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]