Nos últimos meses de janeiro e fevereiro, 43 estudantes cursaram a disciplina optativa, com carga horária de 60 horas, intitulada Educomunicação Socioambiental, ofertada pelo Instituto de Ciência da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em Santarém e ministrada pela professora Raimunda Lucineide Gonçalves Pinheiro, doutora em Ciências Ambientais e associada da ABPEducom.

Durante a disciplina, foram produzidas 22 peças educomunicativas socioambientais sendo sete podcast, sete vídeos e oito peças teatrais. Para apresentar as produções, foi realizado um Seminário nos dias 14 e 16 de fevereiro. No primeiro dia, os Podcast Eco UFOPA e os vídeos socioambientais e no segundo encontro, as peças teatrais. 

Uma das peças teatrais produzida por alunos e alunas da disciplina de Educomunicação Socioabiental (Foto: Profa. Raimunda Lucineide Gonçalves Pinheiro)

Segundo a professora responsável pelas aulas, a disciplina despertou grande interesse dos estudantes de pedagogia pela Educomunicação. Joílson dos Anjos, discente da turma, ressaltou que a disciplina foi rica em teoria e prática além de ter levado temas relacionados às questões socioambientais da Amazônia, com foco na escola e no protagonismo de crianças e adolescentes. “Agora vejo a educomunicação como um instrumento de engajamento e criação de redes educomunicativas nas escolas e comunidades”, ressaltou o futuro pedagogo.

A disciplina de Educomunicação Socioambiental teve como objetivo fazer a conexão entre comunicação, educação e questões socioambientais numa perspectiva crítica e reflexiva, além de apresenta educomunicação como estratégia pedagógica de construção dialógica do conhecimento socioambiental e aproximação com a comunidade escolar por meio da construção de redes e do comunicativas nas escolas.

A realização da disciplina contou com a com participação da educomunicadora Ansleíria Rodrigues, nas rodas de conversa sobre educomunicação; da Pprofessora Joelma Viana, nas oficinas de Podcast; e com o apoio técnico da Rede de Notícias da Amazônia.

Turma da disciplina de Educomunicação Socioabiental e professora Raimunda Lucineide Gonçalves Pinheiro (Foto: arquivo pessoal)
Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]