A Prefeitura de São Paulo abriu concurso público para contratar 3.250 professores para a Rede Municipal e terá em suas provas conteúdos sobre Educomunicação que serão aplicadas em janeiro de 2023.

A Revista Magistério Educomunicação 20 anos, produzida em 2019, fará parte da bibliografia do concurso. A indicação do conteúdo alcançará todos os cargos, modalidades de ensino e componentes curriculares do certame. Presente na Educação Integral, nos projetos de ampliação da jornada escolar e nas aulas, a Educomunicação é uma ferramenta para articulação  interdisciplinar e desenvolvimento de projetos de intervenção social dos estudantes.  

Na capital paulista, o conceito vem se consolidando há pelo menos 20 anos por meio de projetos e políticas públicas, como o caso do Núcleo de Educomunicação que tem como missão promover a Educação Midiática no ensino básico da cidade de São Paulo e que, desde 2001, vem desenvolvendo a formação de educadores e contribuindo para o protagonismo e a participação dos estudantes por meio da comunicação e suas tecnologias. 

“Trata-se de uma cultura baseada no diálogo, na participação e protagonismo dos estudantes e no uso das linguagens de comunicação e suas tecnologias, e isto precisa estar no escopo formativo do professor”, diz Carlos Lima, coordenador do Núcleo Técnico de Currículo em Educomunicação na Secretaria Municipal de Educação.

Sobre a Educomunicação ser tema de concurso público, Carlos Lima acredita que é um grande reconhecimento para a área. “A Educomunicação no concurso público de uma das maiores cidades do mundo é a coroação de um trabalho de mais de duas décadas que cada vez mais está ampliando possibilidades para aprendizagem efetiva dos estudantes”.  

Para mais informações sobre o concurso, clique aqui  

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]