Hoje (27), o Estúdio Cais em parceria com a Fundação Tide Setubal lançarão em live o jogo “Bora lá! Juventudes contra as desigualdades”. Um jogo que busca promover reflexões sobre as questões vivenciadas diariamente pelas juventudes brasileiras. A ideia, segundo os organizadores, é gerar e disseminar conhecimentos sobre as desigualdades sociais que afetam as juventudes no Brasil e incentivar a realização coletiva de ações de mobilização e engajamento para enfrentar as injustiças presentes em territórios diversos. A live de lançamento acontece no YouTube a partir das 19h. Clique aqui para acessar.

Conforme divulgado no site do projeto, a ideia surge em 2023, para dar visibilidade e promover reflexões sobre um marco importante para a garantia dos direitos dos jovens brasileiros: são 10 anos da criação do Estatuto da Juventude  (Lei nº 12.852), que dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude. Ainda segundo informações do site do Bora Lá, no país, os jovens entre 15 e 29 anos já somam mais de 47 milhões de pessoas, correspondendo a 23% da população. E é esse contingente imenso que tem se deparado com uma realidade complexa, o qual os coloca entre os mais afetados pelas desigualdades sociais presentes: desemprego, fome, cortes na educação etc. 

E é justamente nesse cenário – de apontar os desafios presentes, mas também de dar luz às soluções – que surge o jogo “Bora lá! Juventudes contra as desigualdades”.

Assista ao vídeo que explica como o jogo funciona

Criação colaborativa

Feito de maneira colaborativa, o jogo foi desenvolvido a partir de duas etapas. A primeira contou com a participação de 38 jovens em três rodas de conversa virtual de nove estados brasileiros com proposta foi levantar ideias, sugestões e definir as temáticas centrais que seriam abordadas nos materiais, a partir das percepções dos(as) próprios(as) jovens. Já na segunda etapa o projeto realizou o Laboratório Criativo, um final de semana de imersão presencial, com a participação de 15 jovens da cidade de São Paulo (SP) e região metropolitana. A imersão contou ainda com o engajamento de jovens ativistas nas causas socioambientais e direitos das juventudes para inspirar e trocar experiências com os(as) participantes. Na oportunidade, os(as) jovens criaram os objetivos do jogo, as regras, a mecânica e as cartas que compõem o material. 

Todos os jovens participantes receberam certificado, oferecido pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP) e Estúdio Cais – Projetos de Interesse Público, além de terem o reconhecimento da participação e assinatura como co-desenvolvedor desse jogo.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]