A jornalista e coordenadora do Núcleo da ABPEducom no Rio Grande do Sul, Araciele Maria Ketzer, defendeu a dissertação: “Lutar também é educar”: o potencial político e educomunicativo do movimento estudantil secundarista brasileiro nas escolas e redes sociais online (2015-2016). A pesquisa foi desenvolvida através do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e teve a orientação da professora Drª Rosane Rosa.

Na dissertação, Araciele (à dir., na foto abaixo) fez entrevistas com estudantes secundaristas que ocuparam escolas nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, além de analisar as contranarrativas construídas em páginas no Facebook criadas no contexto de ocupação das escolas desses (as) respectivos (as) estudantes entrevistados (as).

A banca foi composta pelas professoras Drª Rosane Rosa (orientadora), Drª Sandra Rubia da Silva e DrªCicilia Peruzzo.

Como principais resultados, a pesquisadora destaca que os processos comunicativos nesse contexto de mobilização foram caraterizados por uma gestão participativa, democrática e por relações horizontais, as contranarrativas das Fan Pages revelam a apropriação de criativas estratégias da comunicação online, delineando uma autorrepresentação do e da jovem como sujeito crítico e político e configurando um rico ecossistema comunicativo, postura crítica e política em relação aos meios de comunicação de massa, principalmente aos veículos locais, postura crítica e propositiva também nas representações juvenis sobre a educação pública, sugerindo as ocupações como um “modelo educacional referência”.

Nesse cenário de análise foram destaque os conceitos e áreas de intervenção da Educomunicação, o que leva a pesquisadora realçar também o potencial de educação para a cidadania que caracteriza as práticas comunicativas construídas nesse cenário de resistência. Além de tal discussão, a pesquisa também ressalta legados políticos, culturais e sociais do movimento.

Araciele destaca também que a dissertação será enviada a todos e todas as participantes da pesquisa, além de ser apresentada nas escolas de Santa Maria (RS) onde foram realizadas entrevistas com secundaristas.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]