A educomunicadora Vânia Beatriz Vasconcelos de Oliveira, sócia da ABPEducom e pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Rondônia, participou de evento online que contou com a exibição de cinco videoclipes produzidos em oficinas educomunicativas.

Realizada em 31 de outubro, a Mostra de videoclipes ambientais: Saúde Planetária na voz de artistas da Amazônia” aconteceu como evento paralelo à Reunião Anual de Saúde Planetária (PHAM 2022), Boston, nos Estados Unidos.  

Durante o encontro, Oliveira explicou como funcionam as oficinas de produção de videoclipes com temática ambiental, na qual utilizam uma prática educomunicativa desenvolvida pela pesquisadora. 

Segundo a educomunicadora, a atividade pedagógica, certificada pelo Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social em 2021, na categoria Educação para o Futuro, funciona a partir de três processos. “O primeiro é o espaço de comunicação que se forma na oficina em que há essa troca entre as pessoas que trabalham com a ciência e com os alunos”, apresentou. 

“A outra é a análise textual do discurso da música, da compreensão do que está sendo dito e de como podemos nos apropriar desse verso para compreender uma realidade relacionada às questões ambientais”, continuou. 

“E na terceira parte, quando nós construímos a narrativa audiovisual, os alunos participam. Muitas vezes, os materiais [utilizados nos clipes] vêm dos celulares deles, de um desenho”, complementou Oliveira.

Dentre os videoclipes exibidos na mostra está o da música “Pérola Azulada”, de autoria de Zé Miguel e Joãozinho Gomes, que aborda o aprendizado ancestral. A produção de imagens foi realizada no campo experimental da Embrapa e a sequência didática foi elaborada pela professora Silma Santiago, que trabalhou a análise textual das canções, a representação em desenhos e a interpretação da canção em Libras com seus alunos do quarto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lúcia Neves, de Macapá (AP).

Ao lado de Oliveira e Santiago, também participaram da live a bióloga Luciana Londe, pesquisadora do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o musicólogo José Miguel Cyrillo (conhecido também como cantor Zé Miguel), mestrando em Educação na Universidade Federal do Amapá (Unifap). 

O evento foi apoiado pela pesquisadora Joelita Palmeira Rocha, embaixadora brasileira de Saúde Planetária do Programa de Embaixadores Brasileiros do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) e membro da ABPEducom pelo Núcleo Regional de Lins (SP).

A live completa está disponível, parte em inglês, no canal do YouTube da Embrapa.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]