Realizado entre 26 e 29 de outubro de 2022 na Universidade do Porto, em Portugal, o XVII Congresso da Assibercom/Ibercom reuniu cerca de 200 professores, profissionais e pesquisadores do campo da Comunicação que atuam em territórios ibero-americanos. Entre outros nomes importantes da nossa área, participaram Cicilia Peruzzo, José Manuel Rivera Otero, Maria Immacolata Vassalo de Lopes e Thomas Tufte que, em suas exposições nas plenárias do evento, trataram questões relacionadas ao tema “Comunicação, Identidades e Diálogo na Cidade Mediatizada”.

A Educomunicação foi, no congresso em tela, objeto da DTI (Divisão Temática Ibercom) 4 e, nesta edição, reuniu cerca de 20 pessoas que expuseram os seus textos e discutiram teorias e práticas relacionadas ao conceito. Aliás, foram submetidos e aprovados número bem maior de papers que, haja vista o caráter presencial, não puderam ser apresentados – em decorrência dos resquícios da pandemia, dificuldades de deslocamento a Portugal, preços de passagens e hospedagens. Ainda assim, a Educomunicação esteve entre as DTIs com bom número de comunicações debatidas no Ibercom 2022.   

As duas sessões, sob a coordenação do Prof. Dr. Adilson Citelli (ECA/USP), uma pela manhã e outra pela tarde do dia 28, registraram apresentações de fortes vínculos com pesquisas e experiências em andamento, o que permitiu maior articulação entre dados empíricos e ampliações conceituais dos problemas suscitados pelo âmbito da educomunicação e das interfaces comunicativo-educativas. Participaram da DTI sócios da ABPEducom como Daniele Próspero (doutoranda da Universidade Lusófona do Porto, Portugal), Paola Prandini (UEM de Moçambique), Wellington Nardes (doutorando ECA/USP), além de outros brasileiros como Mário Fernando Pinto (UFRJ), Allita Vilas Boas (UERJ), Débora Radanovitsch (doutoranda da Universidade Lusófona do Porto), Ana Carolina Trindade (doutoranda da Unesp), afora colegas de outros países como, por exemplo, Portugal, Colômbia e Chile. 

Os trabalhos convergiram para três temáticas fundamentais: 1) indagações teóricas e metodológicas envolvendo a Educomunicação e os vínculos comunicativo-educativos; 2) preocupação com as literacias e estratégias para tornar mais proficientes as leituras dos meios de comunicação; 3) questões referentes à formação docente para trabalhar com as mídias digitais, entre outras. O encontro possibilitou trocas de informações e materiais entre os membros da DTI. 

Pelo caráter de vínculos internacionais permitidos por encontros desta natureza, sobretudo no caso específico do IBERCOM, que reúne a comunidade ibero-americana, é importante manter uma divisão de trabalho com o título de Educomunicação visando seja a difusão do conceito seja a ampliação teórica, metodológica e das práticas sociais envolvidas no campo. O próximo encontro ocorrerá entre outubro e novembro de 2023 cidade de Cochabamba, Bolívia.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]

Um comentário em “IBERCOM 2022 reúne profissionais e pesquisadores da Educomunicação, entre eles, associados da ABPEducom”

Os comentários estão desativados.