Recém-publicado pela ABPEducom com o patrocínio do Instituto Palavra Aberta, o livro digital O Protagonismo Infantojuvenil nos Processos Educomunicativos é o quarto e último da série de publicações derivadas do II Congresso Internacional de Comunicação e Educação e VIII Encontro Brasileiro de Educomunicação, ocorrido entre 12 e 14 de novembro de 2018, em São Paulo (SP).

O lançamento aconteceu nesta terça-feira, dia 30 de novembro, na última noite do Seminário “25 anos de pesquisa, cultura e extensão por meio da Educomunicação” do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP).

Neste quarto volume, são reunidos 53 artigos sobre a temática do protagonismo infantojuvenil por meio das linguagens artísticas e midiáticas no contexto escolar, com destaque para as práticas que envolvem rádio, fotografia, quadrinhos, música, redes sociais e produção jornalística e audiovisual. 

As experiências docentes relatadas, nos Ensinos Fundamental e Médio ao redor do país, demonstram como a cultura digital e as artes contribuem para uma educação inclusiva e dialógica. A obra também promove reflexões sobre o papel da Educomunicação no contexto de vulnerabilidade e desigualdade social, incluindo o protagonismo juvenil em movimentos sociais.

Disponível gratuitamente, o e-book tem organização de Claudemir Edson Viana, secretário executivo da ABPEducom e professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), e de Raíja Maria Vanderlei de Almeida, professora do Bacharelado em Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

As publicações da ABPEducom estão indexadas no Google Acadêmico, no WorldCat (o maior catálogo de bibliotecas do mundo) e no Portal de Busca Integrada da USP.

Serviço

Livro digital (e-book): O Protagonismo Infantojuvenil nos Processos Educomunicativos

Ano: 2021

Custo: gratuito

Acesso: Portal de Publicações da ABPEducom

 

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]