A Educomunicação completa 20 anos de existência na rede municipal de educação de São Paulo. Mais de 25 mil professores e 60 mil estudantes foram capacitados(as) em ações de educação para a comunicação e em projetos multimídia colaborativos, desenvolvidos em escolas, nas quais crianças, adolescentes, jovens e adultos(as) exercem autoria, participação e protagonismo.

Para refletir sobre o legado de duas décadas de Educomunicação desenvolvidas no âmbito da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), o seu Núcleo de Educomunicação promove, com apoio da ABPEducom, entre 3 e 10 de dezembro de 2021, o evento EDUCOM SP, durante o centenário de Paulo Freire, uma oportunidade para compreender a abrangência desse paradigma e sua contribuição para o desenvolvimento de competências cidadãs, a partir das mídias, no contexto da educação básica.

O evento, totalmente online, contará com 11 lives – conversas entre estudantes que participam, atualmente, do Programa Imprensa Jovem, que envolve cerca de 2,5 mil estudantes em mais de 150 projetos de Educomunicação da rede, e especialistas que atuam como formadores de professores em diversas perspectivas no campo: Direitos Humanos, leitura crítica dos meios, cidadania a partir da comunicação e das mídias e linguagens midiáticas (como produção audiovisual, fotografia e podcasts). 

Haverá ainda, das 16h às 17h30, oficinas temáticas sobre: Histórias em Quadrinhos (06/12), Criação de Equipe Imprensa Jovem (07/12), Gamificação na Educomunicação (08/12), Fotografia e Educomunicação (09/12) e Stop Motion (10/12).

“A Educomunicação garante o direito à participação dos estudantes de forma alinhada à promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), fortalecendo a implementação do Currículo da Cidade de São Paulo. O EDUCOM SP é, além de uma celebração desta história, um marco para a educação com e para comunicação na escola municipal, frente aos desafios na pandemia e no pós-pandemia, que pretende focar a empatia e a escuta como potências para delinear uma trajetória de valorização das ideias e percepções dos estudantes”, afirma o professor Carlos Alberto Mendes de Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME-SP.

Para acompanhar as lives do evento, basta acessar o canal do Núcleo no YouTube. As oficinas serão realizadas pelo Google Meet e têm vagas limitadas. O formulário de inscrição e a programação completa do evento estão no site da SME-SP.

Serviço

EDUCOM SP – 20 anos de Educomunicação na rede municipal de educação de São Paulo

Data: 3 a 10 de dezembro

Realização: Núcleo de Educomunicação da SME-SP 

Apoio: ABPEducom

Inscrições e mais informações: site da SME-SP

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]

Um comentário em “Evento celebra 20 anos de Educomunicação na rede municipal de ensino de São Paulo”

Os comentários estão desativados.