A ABPEducom acaba de iniciar as aulas do Curso EAD de Aperfeiçoamento em Educomunicação: Conceitos e Práticas, em parceria com o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP). A formação, que visa preparar educandos para o desenvolvimento de ações de intervenção social, teve o primeiro encontro no dia 28 de abril e conta com 53 cursistas de diferentes locais do país. Os ministrantes da aula inaugural foram Ismar de Oliveira Soares, presidente da ABPEducom, Claudemir Edson Viana, secretário executivo, e Michele Marques Pereira, diretora de Assuntos Profissionais e Formação Continuada.

Na atividade, Soares relatou como o conceito de Educomunicação surgiu e se consolidou ao longo das décadas de 1980 e 1990, dando destaque para o contexto latino-americano. Em seguida, Viana discutiu sobre o pioneirismo da pesquisa sobre o campo no interior da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), além dos projetos Educom.Rádio, Educom.TV e Educom.CentroOeste, bem como as leis e marcos legais oriundos desses movimentos. Por sua vez, Pereira, que também é mediadora do curso, abordou o início das formações na área por meio de uma especialização e uma licenciatura na ECA/USP, no início da década passada. 

Política afirmativa

Bolsas de estudo integrais foram preenchidas por participantes das cinco regiões do Brasil que se encaixam em pelo menos duas das sete categorias estipuladas para o processo, sendo estas: 1. Líderes comunitários; 2. Pessoas negras; 3. Indígenas; 4. Imigrantes; 5. Comunidade LGBTQIA+; 6. Pessoas com deficiência(s); 7. Pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

Segundo a diretora Michele Pereira, a Associação acredita que tais políticas são essenciais para a democratização do conhecimento. Nesse sentido, a participação de jovens ativistas é enriquecedora para a construção de uma aprendizagem diversificada cultural e socialmente, assim como para o debate crítico sobre os espaços da reflexão da práxis educomunicativa.

Sobre o curso

O Curso EAD de Aperfeiçoamento em Educomunicação: Conceitos e Práticas tem a equipe docente formada por 30 especialistas de diversas regiões do Brasil; programação 100% online composta por aulas ao vivo, gravações, materiais de apoio e fóruns; carga horária total correspondente a 70 horas e emissão de certificado em caso de aprovação. A iniciativa tem como objetivo capacitar os educandos a adotarem a práxis educomunicativa em favor das transformações sociais. Dessa forma, será possível dialogar sobre as pautas mais urgentes do cenário tecnológico e informacional contemporâneo, além de trocar conhecimentos e experiências com pessoas de todo o Brasil e do mundo.

As inscrições já estão encerradas, mas os interessados nas próximas turmas podem entrar em contato pelo e-mail secretariageral@abpeducom.org.br.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]