A ABPEducom aprovou o relatório de atividades de 2020, o plano de ações para 2021 e o nome do novo vice-presidente, Mauricio Virgulino Silva, durante a Assembleia Geral realizada em 13 de março. Dentre os trabalhos realizados no ano passado, estão as atuações institucionais da Diretoria, os projetos de formação e cultura e a divulgação de trabalhos dos associados nos canais digitais. Diálogos entre a ABPEducom e outras entidades nacionais e internacionais, como a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), também entraram na retrospectiva. O relatório completo está disponível para todo o público interessado.  

Neste ano, a Associação dará sequência a alguns projetos realizados em 2020, com a produção de mais um ciclo de lives (no ano passado, foram 16) e os lançamentos dos dois últimos livros que fecharão a série do II Congresso Internacional de Comunicação e Educação e VIII Encontro Brasileiro de Educomunicação. O e-book “Educomunicação, transformação social e desenvolvimento sustentável”, de 2020, foi o primeiro lançamento desta série. Já o segundo, intitulado “Educomunicação: caminhos entre a pesquisa e a formação”, foi publicado no início deste ano.

Para 2021, a ABPEducom ainda planeja atividades em comemoração aos seus 10 anos, novos cursos de Educação a Distância (EaD) e a organização do IX Encontro Brasileiro de Educomunicação, que será realizado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, no segundo semestre de 2022. A data foi escolhida em função da expectativa de que seja possível realizar encontros presenciais integrados aos virtuais. Um grupo de trabalho será formado para dar início aos preparativos, em parceria com integrantes da diretoria, conselhos e todos os associados.

Novo vice-presidente

A assembleia também formalizou a troca da vice-presidência da ABPEducom. Mauricio Virgulino Silva, sócio-fundador da entidade, assumiu o cargo no lugar de Maria Rehder, que pediu licença da posição. 

Silva é mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), educomunicador, arte-educador e fotógrafo. Atua na formação de professores pelo Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e no projeto Educom.Saúde-SP, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]