O Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (IACS/UFF), com sede em Niterói/RJ, disponibilizará no primeiro semestre de 2019 a disciplina optativa “Introdução à Educomunicação e à leitura crítica das mídias” (GCO 300 – Tópicos especiais sobre audiovisual I). O professor ministrante será Wagner Bezerra, membro do Conselho Consultivo Deliberativo (CCD) da ABPEducom e docente substituto do Curso de Comunicação da UFF.

Bezerra, que cursa atualmente o doutorado em Comunicação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), é redator e diretor de criação publicitária, diretor e roteirista de programas educativos para TV e especialista em políticas públicas pela Escola de Políticas Públicas e Governo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É autor de livros e artigos sobre Educomunicação e sobre o papel da mídia na educação de crianças e adolescentes, dentre os quais “Manual do Telespectador Insatisfeito” (Editora Summus, 1999) e “O Segredo da Caverna – a fábula da TV e da internet” (Editora Cortez, 2011).

Em 4 de maio de 2015, ele defendeu sua dissertação de mestrado intitulada “A mediação do consumo midiático no universo escolar: estudo de caso do Projeto GENTE” no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. A banca examinadora, que contou com a participação dos professores Ismar Soares — presidente da ABPEducom –, Patrícia Saldanha, Alexandre Farbiarz (orientador) e Ricardo Carvalho (coorientador), ressaltou “a importância do tema para o enriquecimento do campo da Comunicação, introduzindo o debate sobre a Educomunicação na análise de projetos inovadores”, de acordo com a ata da defesa. A íntegra do texto está disponível no site da UFF.

Wagner Bezerra desenvolve pesquisas na área há mais de duas décadas e vem defendendo uma perspectiva educomunicativa da leitura crítica de mídia, em especial da televisão.

Foto: Divulgação

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]