Acaba de ser lançado o livro “Digital Parenting: The Challenges for Families in the Digital Age” (“Parentalidade Digital: Os Desafios para Famílias na Era Digital”, em tradução livre), editado por Giovanna Mascheroni, Cristina Ponte e Ana Jorge. É o 20º yearbook publicado pela Câmara Internacional de Infância, Juventude e Mídia, uma iniciativa do Nordicom, vinculado à Universidade de Gotemburgo, na Suécia, em parceria com a Unesco. O Nordicom é uma instituição mantida pelos países nórdicos (Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia).

Os textos dessa edição abordam a responsabilidade dos pais no que se refere à convivência de seus filhos com o mundo da internet, bem como os desafios, riscos e oportunidades envolvidos nessa relação. A íntegra do livro está disponível no site do Nordicom.

Cada um dos yearbooks dessa coleção dedica-se a um tema específico e reúne artigos produzidos por especialistas de todos os continentes. Desde 1999, o conjunto das produções do Nordicom se apresenta como uma das mais reconhecidas fontes de pesquisa sobre o estado da arte da Educação Midiática em todo o mundo. A edição anterior, de 2017, foi sobre os estereótipos de gênero na mídia.

Em 2014, o Nordicom publicou dois yearbooks diferentes, sendo que um deles (imagem ao lado) foi dedicado aos países de fala espanhola e portuguesa. O livro “Agentes e Vozes: Um Panorama da Mídia-Educação no Brasil, Portugal e Espanha” foi editado por Ilana Eleá.

O segundo livro da coleção, publicado em 1999 e dedicado ao tema criança e mídia — com foco em imagem, educação e participação –, contou com um artigo em inglês do professor Ismar Soares, presidente da ABPEducom, sob o título em tradução livre de “Contra a Violência: Experiências Sensoriais Envolvendo Luz e Visão. Educação Midiática e Tecnologia Educacional de um Ponto de Vista Latino-Americano”.

 

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