A comunicóloga Vânia Beatriz Vasconcelos de Oliveira, sócia-fundadora da ABPEducom, foi a vencedora da categoria Profissional de Comunicação da 2ª edição do Prêmio Fapero de Ciência, Tecnologia e Inovação “Prof. Dr. Wilson Veneziano”, entregue pela Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas (Fapero). A premiação foi entregue em 17 de novembro e visa destacar pesquisadores e profissionais da comunicação que contribuíram para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do estado. 

Desde 1989, Vânia Beatriz atua na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Rondônia. No início da carreira a pesquisadora foi supervisora do Setor de Difusão de Tecnologias, onde liderou o primeiro projeto na área de Comunicação sobre a transferência da tecnologia de Controle Biológico da Mosca-do-Chifres.

A educomunicadora destacou a importância do Prêmio em sua carreira como comunicadora científica. “Significa o reconhecimento pelo conjunto de uma obra que venho construindo ao longo de 33 anos como pesquisadora na Embrapa Rondônia. Foi o acúmulo de experiências que me levaram a sedimentar um caminho na área da educomunicação. Este Prêmio vem me estimular a continuar trilhando esse caminho, tendo como foco a publicação de um livro sobre as práticas educomunicativas que desenvolvi e articular apoio, junto aos comunicadores locais, para a criação , num futuro breve, do Núcleo Amazônia ocidental da ABPEducom”, comentou.

Sobre o prêmio

 O Prêmio Fapero de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Rondônia é concedido a pesquisadores que possuem grande contribuição para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do estado e a profissionais de comunicação com atuação em instituições de pesquisa em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). 

O objetivo é reconhecer, dar visibilidade e premiar cientistas e comunicadores, visando o fomento e a popularização da ciência, bem como destacar a importância da implementação de políticas públicas e de investimento em pesquisa, ciência, tecnologia e inovação. 

Vânia Beatriz também está concorrendo à Etapa Nacional do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação “Professora Odete Fátima Machado da Silveira”, cujo resultado final será  divulgado em 23 de dezembro.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]