O sócio-fundador da ABPEducom, Alexandre Le Voci Sayad, e a também jornalista Maria Cristina Poli estrearam este ano, na rádio BandNews FM, o programa ABC da Notícia. Semanalmente eles recebem convidados que ajudam a ‘traduzir” as principais notícias da semana para uma linguagem coloquial, visando à acessibilidade e compreensão do ouvinte.

O projeto foi criado por Maria Cristina há cerca de dez anos, e já contou com uma plataforma na internet de vídeos curtos, além de eventos e debates presenciais, com a participação de estudantes. Ao se unir ao educomunicador Alexandre Le Voci Sayad, a ideia foi incorporar elementos da educação midiática e educomunicação ao escopo inicial. “O objetivo central é tornar as notícias acessíveis para que todos compreendam melhor o mundo a sua volta. Brinco que é a tradução das notícias em ‘letra de forma’’, explica Maria Cristina.

Para Sayad, o programa se encaixa em um aspecto central das educomunicação que é a chamada “News Literacy”. “Alguns pesquisadores chamam de alfabetização para as notícias, que acredito ser um aspecto da educomunicação e da educação midiática. A UNESCO coloca o tema como parte do ecossistema da AMI (Alfabetização Midiática e Informacional)”, conta. Além disso, ele sublinha que o programa procura sempre abrir o microfone aos jovens estudantes e fazer uma conexão direta com aspectos do mundo digital, seus riscos e oportunidades.

O ABC da Notícia vai ao ar para todo o Brasil aos sábados, às 10h20, pela Band News FM. Mas pode ser  escutado a qualquer hora no Spotify ou assistido com imagens no canal de Youtube da Rádio BandNews FM.

>>> Clique aqui para assistir o ABC da Notícia na Rádio BandNews FM no YouTube

 

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]

Um comentário em “Apresentado por associado da ABPEducom, o ABC da Notícia traduz noticiário para o público geral”

Os comentários estão desativados.