Entendendo a importância das transformações tecnológicas e da produção e do consumo de novas mídias e informações, a pesquisadora Débora Amorim Radanovitsck apresentou no dia 19 de junho de 2020, ao programa de pós-graduação em Metodologias Ativas, do Instituto Singularidades, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “Educomunicação e Direitos Humanos”. Sob orientação da professora e associada da ABPEducom, Verônica Martins Cannatá, o projeto analisa o uso de podcast para o conhecimento e a valorização dos Direitos Humanos no ambiente escolar.

O projeto apresenta a importância dos processos educomunicativos na apropriação de valores e princípios referentes à vida e à dignidade por estudantes da educação básica. No trabalho, destacam-se a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Educomunicação como prática de ensino de Direitos Humanos no Ensino Fundamental II, os objetivos do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e um guia de como montar um programa com podcast na escola.

Educomunicação e Direitos Humanos

Os Direitos Humanos são universais e se referem à proteção e à promoção da dignidade das pessoas, como a liberdade de expressão, a igualdade, a segurança e o acesso à cultura. A ABPEducom tem se mobilizado pela defesa da Educação em Direitos Humanos desde a sua fundação, por meio da realização de um seminário especificamente voltado ao tema, a organização de um painel dedicado ao assunto durante o II Congresso Internacional de Comunicação e Educação, a contribuição para a formulação do  Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos de São Paulo PEEDHSP e a participação em eventos na área.

Imagem: reprodução da apresentação do trabalho de pós-graduação da pesquisadora Débora Amorim Radanovitsck