O Grupo de Estudo e Pesquisa Comunicação, Educação e Sociedade da Universidade Tiradentes (Geces/Unit/CNPq) realiza, entre os dias 24 e 26 de março, o 10º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação (Simeduc), com o tema “Comunicação, Educação e Sociedade”. O evento, que será transmitido pelo canal do Geces no Youtube, reunirá estudantes, pesquisadores e educadores interessados em debater como a relação entre educação e comunicação impacta os processos de aprendizagem.

Coordenado pelos professores da Unit, Ronaldo Nunes Linhares (conselheiro da ABPEducom) e Valéria Pinto Freire (associada), o simpósio ainda está com inscrições abertas para ouvintes até o dia 22, com direito a certificado de participação com carga horária de 20 horas. A programação do evento terá conferências, mesas redondas e fóruns com temáticas variadas, como ciberfeminismo, experiências das oficinas de multiletramentos do Geces, aprendizagens mediadas por tecnologias da informação e comunicação, letramento informacional e a relação com a formação profissional.

Na conferência de abertura, Alexandre Le Voci Sayad, codiretor global da Unesco MIL Alliance e conselheiro da ABPEducom, e Carolyn Wilson, da Western University (Canadá), levantarão reflexões sobre Alfabetização Midiática e Informacional para o pensamento crítico. A ABPEducom também será representada no Painel de Discussão III, mediado pela associada Patrícia Horta Alves, professora da Universidade Federal de Sergipe.

Nesta mesa, a coordenadora do Núcleo Regional da ABPEducom no Nordeste, Lígia Beatriz Carvalho de Almeida, apresenta a pesquisa “A educomunicação como um campo de intervenções sociais”. Em seguida, o associado Francisco de Assis Silva expõe o trabalho “Visibilidade Comunitária através da comunicação popular”, ao lado do professor André Luiz Fidelis de Azevedo (Coletivo Tururu/PE). A conferência de encerramento do simpósio fica por conta do professor Ismar de Oliveira Soares, presidente da ABPEducom, com o tema Educomunicação e Sociedade.

I Fórum Permanente Paulo Freire

Com o intuito de celebrar o legado do educador que completaria 100 anos em 19 de setembro de 2021, o simpósio conta com o I Fórum Permanente Paulo Freire. Promovendo comunicação e educação para a autonomia, as mesas oferecerão dois minicursos: um sobre a teoria da comunicação de acordo com o educador; e outro com o tema “Educação, Leitura e Humanização: bilhetes para uma nova estação”. O fórum também apresentará a palestra “Por uma Pedagogia da Esperança”, com oradores do Brasil e dos Estados Unidos.

Serviço

10º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação

Data: 24 a 26 de março

Realização: Grupo de Estudo e Pesquisa Comunicação, Educação e Sociedade da Universidade Tiradentes (Geces/Unit/CNPq)

Inscrições: até o dia 22 de março pelo site do evento

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]