Em comemoração ao centenário de Paulo Freire, o Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME/SP) promove a “Jornada Aulões de Educomunicação – Paulo Freire Vive”. O evento online, que ocorre entre os dias 5 e 8 de outubro, oferece 1.400 vagas em atividades gratuitas com o intuito de fomentar aprendizagens com a Educomunicação no ensino remoto e no ensino híbrido.

O coordenador do núcleo e associado da ABPEducom, Carlos Lima, destaca que os aulões e encontros foram organizados para estudantes, professores e família a fim de celebrar este momento histórico no campo da educação. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do formulário online. O projeto também conta com certificação para os participantes. 

Programação

No dia 5 de outubro, às 10h, em celebração promovida pela Inspiring Girls Brasil ao Dia Internacional das Meninas, será abordado o papel feminino nas carreiras no ramo das tecnologias com histórias inspiradoras de mulheres atuantes. Integram o debate Clarisse Ribeiro, engenheira de pesquisa em software na Microsoft, e Anelise Borges, repórter internacional pela Euronews NBC no Afeganistão. 

Em seguida, a partir das 14h, participam do debate Daiane Assen, desenvolvedora web na Loadsmart, e Priscila Couto, gerente de políticas públicas no Facebook. No encerramento da programação do primeiro dia, às 17h, acontece a entrevista de estudantes do Imprensa Jovem com a dupla Palavra Cantada. Essa atividade será transmitida pela página da SME/SP no Instagram.

Em 6 de outubro, iniciam-se aulões sobre o “Jogo da Mobilização” e construção de projetos de intervenção social, às 10h; filmagens de curtas-metragens, às 15h; e oficina de criação de Agência de Notícias na Escola, ação promovida pelo Imprensa Jovem, às 19h.

No dia 7, no período da manhã, as atividades abordam criação de vídeos e roteiros de conteúdos para o YouTube. A seguir, às 12h, será realizado debate sobre a Comunicação Não-Violenta (CNV) no convívio escolar. Ao longo da tarde, os aulões terão como tema a criação de games e fotografias, o gosto musical dos estudantes e reflexões sobre cineclube na sala de aula. 

Para o encerramento da jornada, no dia 8, ocorrerão oficinas de criação de curtas em formato filme-minuto, às 10h; desenhos animados, às 15h; animações em stop motion, às 16h; e atividades sobre fake news, às 17h.

 

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]