O Painel Brasileiro para o Futuro do Oceano (PainelMar), em parceria com a ABPEducom e o Laboratório de Educação, Linguagem e Arte da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lança a segunda edição do “Curso de Educomunicação Socioambiental na Prática: Saberes para a Mobilização em Rede”. A iniciativa faz parte do Projeto Jovens Embaixadores Estaduais da Educomunicação Socioambiental, promovido pelo PainelMar com patrocínio da Rare Brasil.

Com o intuito de qualificar jovens lideranças da zona costeiro-marinha brasileira para atuação nas agendas políticas de seus estados e municípios, o curso promove a aprendizagem sobre como utilizar os princípios e práticas da Educomunicação Socioambiental e advocacy.

Durante a formação, num primeiro momento, serão estudados os pressupostos teóricos da Educomunicação, bem como a aplicação de metodologias educomunicativas em projetos socioambientais. Na sequência, haverá o aprofundamento acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e intervenções ligadas ao cumprimento da Agenda 2030. 

Serão fomentadas também a importância da divulgação científica no contexto da cultura oceânica assim como a necessidade do pensamento crítico na tomada de ações sustentáveis. Em seguida, será abordada a produção áudio-scripto-visual para desenvolvimento de webinários, vídeos e redes sociais que podem colaborar na mobilização das redes.

Na reta final do curso, haverá a apresentação de teorias e práticas sobre advocacy e incidência política, a fim de que os estudantes compreendam a atuação nas instâncias locais, assim como as possíveis áreas de intervenções e articulações.

O curso tem como público-alvo jovens brasileiros, entre 18 e 29 anos, moradores da região costeira do país e que tenham envolvimento ou acesso a organizações locais promotoras de políticas públicas para a zona marinha de seu território. Serão disponibilizadas 20 vagas, das quais quatro vagas são reservadas para o estado do Pará e as demais são distribuídas igualmente para os outros 16 estados costeiros do Brasil.

A segunda edição do “Curso de Educomunicação Socioambiental na Prática: Saberes para a Mobilização em Rede” é realizada no formato online, conta com atividades síncronas e assíncronas e possui a duração de dois meses. As inscrições são gratuitas, estão abertas até o dia 10 de outubro e podem ser feitas através de formulário online.

 

Imagem: Divulgação/PainelMar

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]

Um comentário em “PainelMar lança curso sobre Educomunicação Socioambiental para jovens lideranças”

Os comentários estão desativados.