Via NCE

Com o objetivo de promover os estudos da Educomunicação, a professora Titular em Comunicação e Cultura da Universidade de São Paulo – USP e pesquisadora Dra. Maria Cristina Castilho Costa, divulga o site Educomunicação: a Arte e o Saber, que integra a sua pesquisa de como bolsista de Produtividade pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq, desenvolvida de 2022 a 2025. A pesquisa realizada pela professora da Licenciatura em Educomunicação – ECA/USP, reúne um levantamento bibliográfico e iconográfico da educação nos séculos XIX e XX e da discussão que estabelece entre educação e imagem.

Relacionado por categorias como vídeos, textos, lives, exposições, fotografias, pesquisas, redes sociais, entre outros, o material que integra a pesquisa desenvolvida pela docente apresenta a constatação de a Modernidade, mesmo após 400 anos da hegemonia dos registros escritos passou a considerar as imagens forma de conhecimento e referência a relação do ser humano com a realidade para a ciência e para a educação nos últimos séculos.

De acordo com a pesquisadora, esse movimento acontece a partir das transformações sociais, do desenvolvimento dos meios de comunicação, da produção industrial de bens simbólicos, como às revoluções científicas da física à psicanálise que abalaram a crença no positivismo e no racionalismo.

O site, desenvolvido de forma concomitante à pesquisa, percorre os três anos de andamento da análise e reunião de dados, buscando tornar mais viável o registro das vivências apuradas e pretende se configurar como um repositório de informações para futuros pesquisadores, estudantes e interessados na temática.

Além do fomento do CNPq, a pesquisa conta com o apoio da Universidade de São Paulo – USP, como da Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP, Núcleo de Apoio à Pesquisa Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP (OBCOM-USP).

A docente e pesquisadora Maria Cristina Castilho Costa foi aprovada como Professora Sênior da USP em 2021, e também é fundadora e coordenadora do OBCOM. Conheça mais o perfil da idealizadora da pesquisa.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]

Um comentário em “Professora da ECA/USP desenvolve site sobre estudos da Educomunicação, que relaciona a arte, o conhecimento e a educação”

  • A Profa. Cristina Costa teve importante papel na pesquisa do NCE/USP, realizada entre 1997 e 1999. Sua missão foi a de colaborar na sistematização dos elementos definidores do conceito da Educomunicação e no desenho do perfil do educomunicador. Os dados trabalhados haviam emergido de questionários e entrevistas junto a 176 coordenadores e projetos na interface comunicação/educação, na América Latina.

Os comentários estão desativados.