A associada da ABPEducom Evelyn Morales, professora do Departamento Acadêmico de Comunicação da Universidade Federal de Rondônia, teve a iniciativa de criar o Programa de Extensão Educomunicação Rondônia, PEducom-RO, que, por meio de cursos e oficinas, pretende levar às escolas municipais e estaduais de Rondônia, inicialmente da capital Porto Velho e depois de todo o estado, conceitos e práticas na interface comunicação/educação. 

“O PEducom-RO foi institucionalizado em novembro de 2022 para organizar e sistematizar ações que já aconteciam na universidade”, conta a professora. “Hoje no PEducom-RO a gente tem estudante de Enfermagem, História, Artes Visuais, Educação Física, Jornalismo, Ciências Contábeis e Pedagogia”, afirma. 

PEdcuom-RO na prática 

A dinâmica do Programa é dividida em três ações. A primeira delas começou com o ‘Curso de Práticas Educomunicativas’, realizado entre os dias 23 e 27 de janeiro deste ano. Mediadas pelos alunos da graduação da Universidade Federal de Rondônia, com o suporte de professores e egressos, as aulas contaram com a participação dos alunos da graduação da instituição; comunidade externa e professores interessados. 

Na segunda, ‘Educomunicação na Escola’, os participantes do Programa terão a oportunidade de mediar oficinas voltadas às práticas educomunicativas nas instituições de ensino que irão receber o PEducom-RO. Até agora, segundo a professora, quatro escolas demonstraram interesse em acolhê-lo. “Serão dois períodos [de oficina] de três meses em cada escola”, explica Morales. 

Por fim, os estudantes envolvidos nos trabalhos poderão compartilhar as experiências vividas na etapa anterior pelo evento acadêmico ‘Jornada Educomunicativa’, previsto para ocorrer nos meses de novembro de cada ano. 

“A partir das relações, eles [os facilitadores] irão conhecer métodos para criar os produtos comunicacionais, criticar a forma como se faz esses produtos e ter a possibilidade de ser um protagonista. Quem recebe devolve tudo isso e o ciclo continua. É uma jornada”, finaliza a professora. 

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]

Um comentário em “Associada da ABPEducom cria Programa de Extensão para levar Educomunicação à educação básica de Rondônia”

Os comentários estão desativados.