Legenda: Confirmada para o II Congresso de Comunicação e Educação, Regina de Assis é diretora de educação, comunicação e cultura da Associação Comunicativa Educativa Roquette Pinto (ACERP)
Temas como literacia, observatórios de mídia, educação midiática, liberdade de expressão e ecossistemas educomunicativos permearão as discussões da mesa Protagonismo social na educação midiática durante o II Congresso Internacional de Comunicação e Educação, em novembro, na cidade de São Paulo. As discussões se voltam para o o papel protagônico das lideranças envolvidas com o estabelecimento de pesquisas acadêmicas no Brasil, Peru e Portugal.
A coordenação caberá ao representante da Unesco, no Brasil, Adauto Cândido Soares, que tem vasta experiência em tecnologias de comunicação e informação para a educação e o desenvolvimento sustentável. É importante salientar “o papel protagônico desta instituição das Nações Unidas no campo da cultura e, em especial, da educação para a liberdade de expressão,” salienta o presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), Ismar de Oliveira Soares.
Tendo por fio condutor o protagonismo social, os convidados irão discorrer sobre a proposta de mídia-educativa ou educomunicativa de seu país, região ou área de atuação, assim como sobre as estratégias adotadas para estabelecer um diálogo entre os paradigmas da educação midiática e os referenciais pedagógicos que sustentam os sistemas de ensino.
As discussões perpassarão as inovações a serviço da formação das novas gerações que estão imersas em tecnologias digitais, assim como sobre as possibilidades do protagonismo juvenil em projetos colaborativos para transformação social. Tomam parte da discussão, os convidados: Regina de Assis e Márcia Koffermann, do Brasil; Maria Teresa Del Carmen Quiroz Velasco e Manuel Pinto, de Peru e Portugal, respectivamente.
Da literacia midiática a observatórios de mídia
Manuel Joaquim Silva Pinto é professor da Universidade do Minho, em Braga, Portugal. Enquanto Diretor do Doutorado em Ciências da Comunicação e membro do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), de sua universidade, desenvolve pesquisas acerca dos estudos jornalisticos e da literacia para os media, da sociologia dos media e de políticas de comunicação. É membro do Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM) que reúne oito entidades públicas portuguesas ligadas aos setores de comunicação, educação e ciência.
Numa parceria entre CECS e GILM, recentemente, participou do lançamento do primeiro observatório de literacia midiática. Trata-se do Observatório sobre Mídia, Informação e Literacia (MILObs) que acompanha, monitora e divulga informações portuguesa e internacionais.
O pesquisador esteve no Brasil para participar do Ibercom 2015, onde participou da divisão temática Educomunicação. Ele mantém o blog Educomunicação – sobre educação para os medias em coautoria com outros pesquisadores da Universidade do Minho, desde 2003.
Educação midiática para empoderar crianças e adolescentes
Regina de Assis é diretora de educação, comunicação e cultura da Associação Comunicativa Educativa Roquette Pinto (ACERP), parceira da TV Escola no Rio de Janeiro. Recentemente, participou de uma discussão acerca de mídia e educação na TV Brasil apontando as vantagens do trabalho com celulares, jogos eletrônicos, dentre outros. Ela tem vasta experiência em educação e comunicação televisiva.
Foi fundadora e presidente da Multirio, uma empresa municipal de multimeios da prefeitura do Rio de Janeiro (2001-2008), ocasião em que fundou e dirigiu o Centro Internacional de Referência em Mídia para crianças e adolescentes – Rio/Mídia, (2004-2008). Nessa época, foi coordenadora geral da 4ª Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes, em 2004, no Rio de Janeiro.
Ainda sobre a ACERP, desde 2013, mantém a primeira webTV voltada para o público surdo, a TV INES, por meio de parceria com o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
Liberdade de expressão, aprendizagens na era digital
Essas expressões fazem parte das pesquisas de Maria Teresa Del Carmen Quiroz Velasco, da Universidade de Lima, no Peru. Ela é diretora do Instituto de Pesquisa Científica e presidente do Conselho de Ética da Imprensa Peruana. É especialista em temas de comunicação, educação, cultura, tecnologias, jovens e jornalismo, liberdade de expressão e autorregulação.
A pesquisadora é uma das personalidades que esteve no I Congresso Internacional de Comunicação e Educação, em maio de 1998. É conhecida por suas publicações sobre tecnologias digitais e interfaces da comunicação/educação. Em um dos seus textos na revista Comunicação e Educação, Velasco discorre sobre aprendizagens na era digital: dentro e fora da escola. “Os muros institucionais já não comportam todo o saber e o valor do que acontece do lado de fora que parece fundamental nas aprendizagens e no desempenho social e cidadão dos estudantes,” demonstra.
É autora de Educar em outros tempos. O valor da comunicação na obra organizada por Roberto Aparici, Educomunicação para além do 2.0 (Paulinas, 2014). Em sua visão, a educação e a comunicação são dois lados do mesmo propósito, especialmente, porque “os jovens se educam e se comunicam todo o tempo e em qualquer lugar”.
Teresa Quiroz, ainda participará de uma sessão paralela ao evento que reunirá pesquisadores do Peru, Colômbia e Brasil para debater as práticas educomunicativas em seus países.
Ecossistema educomunicativo na proposta salesiana
Márcia Koffermann é representante da coordenação mundial do programa de educomunicação da Rede Salesiana de Escolas, com sede em Roma, Itália. Ela é coordenadora regional (Porto Alegre-RS), nacional e do continente americano para a comunicação social das Filhas de Maria Auxiliadora, conhecidas por Salesianas. É também diretora executiva da Rede Salesiana Brasil para a Comunicação (RSB).
É responsável pela Revista Educomunicando: uma experiência brasileira, uma publicação das coordenações de comunicação social das Salesianas do Brasil (Ecosam). Ainda faz parte do conselho editorial da revista Boletim Salesiano do Brasil, escrevendo periodicamente sobre educomunicação.
A salesiana irá discutir a “educomunicação como uma forma de atualização do Sistema Preventivo, método de ensino adotado pelos(as) Salesianos (as) e que permite dialogar de forma inovadora e qualificada com a realidade de hoje”. Tanto a prática educomunicativa quanto esse sistema de educação “apresentam em comum o desenvolvimento do protagonismo social, a capacidade de inovar e se reinventar, abrindo-se à educação midiática e aos novos pátios – espaços de educação e evangelização,” destaca.
Sendo a educomunicadora, outro elo forte entre as duas propostas é que o ecossistema educomunicativo dialoga intrinsecamente com a pedagogia do ambiente que faz parte do sistema preventivo, pois “nos dois casos, há um empenho comunitário em criar um espaço favorável ao desenvolvimento integral da criança, adolescente ou jovem e de formá-los para serem protagonistas e cidadãos conscientes. Creio que é um tema muito rico que poderá ser muito explorado ainda,” finaliza.
É importante salientar que a organização salesiana está estudando a Educomunicação desde a virada do milênio num movimento que se iniciou na América Latina e chegou aos cinco continentes com programas formativos delineados em nível mundial e regional. Em 2012, foi defendida dissertação na ECA-USP sobre a educomunicação e a cultura escolar salesiana.
Serviço
A mesa redonda 2 “Inovação e Protagonismo Social, na educação midiática” acontecerá em 13 de novembro, das 09h30 às 12h30, na ECA/USP. Como uma continuação da primeira mesa que relembra os 20 anos das discussões na área, esta mesa também resgatará a memória histórica dos caminhos percorridos pelas iniciativas e pelas políticas públicas em educação midiática e educomunicação no Brasil, Portugal e Peru. O mediador será o representante da Unesco, Adauto Cândido Soares. São convidados para a discussão: Manuel Pinto, de Portugal; Regina Alcântara Assis, da TV Escola RJ, Brasil; Maria Teresa Del Calmen Quiroz Velasco, do Peru; e Márcia Koffermann, da Rede Salesianas de Escolas no Brasil.
As inscrições para o II Congresso Internacional de Comunicação e Educação e VIII Encontro Brasileiro de Educomunicação, que vai de 12 a 14 de novembro, podem ser feitas pelo site www.abpeducom.org.br/congresso. As vagas são limitadas e há desconto para inscrições antecipadas.