A preocupação com a educação no Brasil, nos períodos de pandemia e de pós-pandemia, é um dos temas mais relevantes, no momento, para a Articulação Brasileira do Pacto Educativo Global (ABPEG), um movimento que reúne mais de 60 organizações nacionais que atendem a um pedido do Papa Francisco por uma educação comprometida com a pedagogia inclusiva, atenta à vida real e essencialmente preocupada com a “casa comum” (o meio ambiente). A ABPEducom apoia a iniciativa.

O primeiro ato público da ABPEG foi a elaboração e o lançamento da publicação “Educação na Pandemia e Pós-Pandemia”. Segundo Rudá Ricci, sociólogo e coordenador da ABPEG, em sua intervenção na live de lançamento, “o documento traz diretrizes para criar um programa equitativo que se apoie na desigualdade social brasileira a fim de superá-la”. O evento também tratou do Centenário de Paulo Freire e de Dom Paulo Evaristo Arns.

O Pacto Educativo Global foi pensado pelo Papa Francisco em 2019 e convoca todas as nações para construir o futuro do planeta, observando a necessidade de investir nos talentos de cada pessoa, “porque toda mudança precisa de um caminho educativo para fazer surgir uma nova solidariedade universal e uma sociedade acolhedora”, diz a mensagem de Bergoglio.

No discurso, o pontífice apresenta o desejo de realizar evento mundial com tema “Reconstruindo o pacto educacional global”, que dá nome à iniciativa, com o objetivo central de construir um caminho comum da “aldeia de educação” para reavivar o compromisso com as gerações mais novas e renovar a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e compreensão mútua.

A iniciativa no Brasil é fruto do convite da organização Scholas Ocurrentes para articular ações de impacto pelas organizações sociais e interreligiosas. “O convite da Scholas acontece na época em que lançamos também no Brasil a articulação pela Economia de Francisco, outro chamado do Papa. Abraçamos estas iniciativas, pois acreditamos que é urgente fazermos um pacto das organizações sociais por uma mudança radical da educação em nosso país”, explica a presidente do Instituto Casa Comum, Silvana Bragatto.

Após a live, o presidente da ABPEducom, Ismar Soares, enviou mensagem à coordenação do Pacto informando que a Associação se dispõe a colaborar em duas áreas de interesses para o Pacto: “Educação Humanizadora e Emancipadora” e “Educação em Direitos Humanos”, a partir da perspectiva da Educomunicação. Soares justificou que “o novo paradigma vem introduzindo, nas políticas públicas, o exercício da prática comunicativa dialógica e participativa, por educandos – crianças, adolescentes e jovens – e educadores, como direito humano fundamental na perspectiva dialógica de Paulo Freire”.

Serviço

Baixe a publicação “Educação na Pandemia e Pós-Pandemia”, editada pela Articulação Brasileira do Pacto Educativo Global (ABPEG).

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]