Em comemoração aos 10 anos da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), o Laboratório de Políticas de Comunicação da Universidade de Brasília (Lapcom/UnB) lançou o livro digital “Conferência Nacional de Comunicação: 10 anos depois: velhos e novos desafios da comunicação no Brasil”. Publicada em fevereiro deste ano, a obra analisa o período da conferência e busca conectar os desafios da comunicação da época com a realidade atual.

A Confecom, realizada em 2009, é considerada um marco nas políticas de comunicação por se tratar do único evento institucionalizado deste tipo, que reuniu os poderes Executivo e Legislativo, empresários e sociedade civil para debater propostas de políticas públicas de comunicação para o país. Mais de 30 mil pessoas participaram da conferência, que gerou um caderno de resoluções com mais de 600 propostas aprovadas, presente no livro.

Publicada pelo Capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (Ulepicc-Brasil), a obra traz artigos de análise, além de entrevistas e depoimentos de personagens que contribuíram para a realização do evento. Documentos importantes, como a metodologia para aprovação das propostas e o inédito esboço do projeto de lei que dispõe sobre os serviços de comunicação no país, também integram o livro.

O presidente da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom, à qual a ABPEducom é filiada), Fernando Oliveira Paulino, é um dos organizadores da obra ao lado de Murilo César Ramos, Jonas Valente, Marcos Urupá e Mariana Martins de Carvalho.

No lançamento do livro, o Lapcom promoveu uma live com debate de autores sobre o livro, disponível no canal do YouTube. O e-book está disponível gratuitamente ao público nos formatos PDF e EPUB.

Serviço

E-book: Conferência Nacional de Comunicação, 10 anos depois: os desafios das Políticas de Comunicação no Brasil

Organizadores:  Murilo César Ramos, Fernando Oliveira Paulino, Jonas Valente, Marcos Urupá e Mariana Martins de Carvalho

Ano: 2021

Custo: gratuito

Acesso: disponível nos formatos PDF e EPUB

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]