Na Rádio Carmo, estudantes atuam de forma educomunicativa em todo o processo de produção de uma rádio virtual, desde a escolha de pautas até a gravação, edição e apresentação de  programas. Esta é uma das mídias contempladas pelo programa Jovens Comunicadores, coordenado pelo sócio da ABPEducom Luiz Fernando Miguel Lopes. Trata-se de uma atividade extracurricular oferecida, desde 2015, aos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio do Carmo, da Rede Salesiana Brasil de Escolas, em Guaratinguetá (SP). 

Atualmente, cerca de 30 jovens participam de encontros nos quais discutem temas de relevância social propostos por eles mesmos. Ao longo do ano, o programa oferece formações conceituais e atividades práticas de áudio, vídeo, fotografia e outras ferramentas de comunicação.

Além da rádio, os estudantes também realizam coberturas de eventos e produção de conteúdos audiovisuais para os canais de comunicação da escola. Como em 2017, aos 125 anos do colégio, em que produziram um fotolivro comemorativo sob olhar fotográfico dos alunos.

Para Lopes, que também é jornalista, o projeto permite que os alunos desenvolvam seu protagonismo e autonomia. “Eles também são agentes de transformação social, com uma ampliação de sua visão sobre o mundo, as notícias, as propagandas e tudo o que se apresenta a eles”, comenta. 

Rádio Carmo

A estação virtual educomunicativa-pastoral surgiu como desdobramento do programa Jovens Comunicadores. É organizada e conduzida pelos alunos, educadores e famílias. Envolvidos em todo o processo, os estudantes atuam desde a concepção da programação até a produção e divulgação das atrações. Também realizam lives e entrevistas para a rádio.

No ar 24 horas por dia, a grade apresenta conteúdo musical e programas de assuntos diversos, como o Info Esporte, Nas Ondas do Vestibular e Resenha Literária, disponíveis no site e em plataformas de streaming (CastBox, Deezer e Spotify). 

 

Foto: Arquivo Jovens Comunicadores

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]