A ABPEducom realiza, no dia 17 de novembro (terça-feira), a partir das 17h, mais uma edição do seu ciclo de lives, desta vez com o tema “Educomunicação, Raça e Gênero”. O encontro virtual celebra o Mês da Consciência Negra e terá a presença de:

  • Lucas Valentim, ator, monitor no Centro de Formação Cultural da Cidade Tiradentes, vinculado à Prefeitura de São Paulo, e jovem participante do Projeto Pra Brilhar, criado pela Viração Educomunicação em parceria com o Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo. A iniciativa tem o objetivo de contribuir para a diminuição da epidemia de HIV/Aids entre a juventude gay da cidade. Valentim possui vivência como articulador cultural, em intercâmbios periféricos na cidade, e defende a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) na promoção da saúde mental e física de todas as pessoas cidadãs.
  • Sátira Pereira Machado, professora e assessora de Educomunicação da Reitoria da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Ela é coeditora da série de e-books “Educomunicação e Diversidade”, publicada pela ABPEducom. Machado é jornalista e mestra em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e doutora em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Também é líder do grupo de pesquisa CriaNegra: Comunicação, Educação e Cultura, vinculado à Unipampa, e desenvolveu projetos de ensino, pesquisa e extensão sobre a vida, a obra e a consciência negra do poeta afro-gaúcho Oliveira Silveira (1941-2009), com resultados reunidos em site.

A mediação é de Sidnei Souza, educomunicador pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) que atuou como formador e palestrante em escolas públicas e projetos sociais da Prefeitura de São Paulo, além de ministrar aulas sobre comunicação, educação e design instrucional para o Ensino Superior. Souza também é pós-graduando em Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais pela ECA/USP.

A curadoria do ciclo de lives é de Paola Prandini, cofundadora do negócio social AfroeducAÇÃO e diretora cultural da ABPEducom, e do associado Mauricio Virgulino, doutorando em Artes Visuais pela ECA/USP.

Para participar com perguntas e comentários, acesse meet.jit.si/abpeducomlive do seu computador ou utilize o aplicativo do Jitsi para celular (Android ou iOS). A transmissão será veiculada simultaneamente no canal da ABPEducom no YouTube, no qual a gravação ficará disponível.

Serviço

Live ABPEducom: Educomunicação, Raça e Gênero

Data: 17 de novembro (terça-feira)

Horário: 17h

Transmissão pelo Jitsi: meet.jit.si/abpeducomlive ou apps para Android e iOS

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]