A jornalista Clara Glock produziu uma matéria sobre o II Congresso Internacional de Comunicação e Educação para o Jornal Extra Classe, do Sindicato de Professores do Rio Grande do Sul. A autora tem atuação no campo da educação midiática, mantendo o blog Ideias & Experiências e promovendo oficinas de leitura crítica da mídia em escolas, com professores e jovens.

O texto, intitulado “Os desafios do uso das mídias em sala de aula”, teve como foco os trabalhos desenvolvidos pelo Colégio Dante Alighieri (particular) e pelo Centro Educação Unificado Casa Blanca (escola da rede municipal). Ambas as instituições são parceiras da ABPEducom na realização do projeto Educom.GeraçãoCidadã.

Afirma a matéria:

Vinte anos se passaram entre o 1º Congresso Internacional de Comunicação e Educação e o 2º Congresso, realizados pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (USP), sedimentando o enlace entre estas duas áreas do saber. O mais recente, em novembro de 2018, foi marcado por constatações: a educomunicação deve estar inserida nas políticas públicas e currículos; e, com a chegada de computadores e outras tecnologias às escolas, é hora de reforçar códigos de ética e uso responsável das mídias, proteger dados pessoais e combater a desinformação.

Em São Paulo, o colégio particular Dante Alighieri e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Casa Blanca reuniram neste ano seus estudantes para discutir como se envolveriam nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Os jovens assinaram um documento dizendo: “Eu me comprometo a, em 2030, ter desenvolvido tais ações…” A ideia, diz o professor Ismar de Oliveira Soares, é que a criança planeje sua relação de comunicação com o mundo na busca de soluções para os grandes problemas mundiais, saindo da individual para o coletivo. “Essa perspectiva é educativa e comunicativa. Daí o conceito e a prática da educomunicação”, observa Soares, professor da ECA/USP e presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em educomunicação (APBEducom).

Para ler o texto completo, acesse o site do Jornal Extra Classe.

Foto: Reprodução/Clara Glock/Jornal Extra Classe

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]