A Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) convida profissionais de todo o país para submissão de pautas sobre jornalismo e educação. Realizado em parceria com o Itaú Social, o 4º Edital de Jornalismo de Educação oferece seis bolsas para a produção de uma grande reportagem ou uma série de reportagens sobre o tema. 

Podem se inscrever profissionais que já exerçam a profissão há pelo menos dois anos, apresentando uma proposta de pauta com roteiro de apuração e carta de aprovação do veículo escolhido para a publicação do material final. A regra é válida para jornalistas que tenham ou não vínculo com algum órgão de imprensa. 

A reportagem poderá ser publicada em mídia impressa, portais, sites, emissoras de rádio ou TV ou plataformas de podcast. Não serão aceitas indicações de blogs ou publicações pessoais e não jornalísticas. São adotados como critérios de avaliação a originalidade, qualidade e a relevância do tema. As bolsas oferecidas para que a pauta seja executada são de R$ 8.000 cada.

As inscrições podem ser realizadas por meio do site da Jeduca até o dia 30 de junho.

Sobre a Jeduca

A Jeduca é uma associação que tem por finalidade o fomento do jornalismo na área da educação. Criada por jornalistas em 2016, a organização desenvolve materiais sobre a cobertura jornalística de diversos temas dentro do campo educacional. São produzidos guias, reportagens e bastidores de matérias de acesso aberto. Além de manter uma editora pública, profissional disposta a auxiliar repórteres brasileiros de forma gratuita, a Jeduca também promove eventos e cursos de formação para profissionais e estudantes de jornalismo.