As inscrições para o curso “Educomunicação em Tempo de Eleições: Reflexões e proposições para fortalecer a participação cidadã” seguem até o dia 1º de agosto (segunda-feira). A iniciativa promovida pelo Núcleo Regional da ABPEducom do Vale do Paraíba integra as ações realizadas dentro do Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF), em parceria com a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCd) e a ABPEducom Nacional, e o apoio do Educom Alto Tietê.

A formação será ofertada gratuitamente aos professores da Educação Básica (Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio) e educadores em geral. Ocorrerá virtualmente entre os meses de agosto e setembro, integrando aulas síncronas, pelo Google Meet; e assíncronas, pelo Google Classroom. Os interessados devem se inscrever pelo formulário online.

Com carga horária total de 20 horas, as atividades abordarão os seguintes temas: “Práticas pedagógicas educomunicativas contra a desinformação eleitoral”, “Educar para a Comunicação em tempo de Eleições”, “Educar para a emancipação em tempo de desinformação”, “Educomunicação, mobilização social e ativismo pela democracia”, “Educar para a transformação em tempos eleitorais” e “Educar para a cidadania e resgatar as utopias”. Os encontros síncronos (ao vivo e direcionados aos cursistas) vão ocorrer às quintas-feiras, das 19 às 21 horas, assim como as postagens das propostas assíncronas. A conclusão dessas atividades, por sua vez, poderá ser realizada no tempo dos participantes. Todos que concluírem o curso com aproveitamento satisfatório receberão certificado por sua participação.

O curso será ministrado pelos associados da ABPEducom Julio Suné, Kátia Zanvettor, Silene Lourenço, Suéller Costa e Vanessa Vantine, que integram a unidade regional da associação no Vale do Paraíba. Segundo os organizadores, a proposta pretende levar aos participantes uma trilha de aprendizagem que orientará os professores a como trabalhar, no contexto da educação formal e não formal, as eleições em tempos de desinformação, tendo como norteador os pressupostos teóricos, práticos e metodológicos da Educomunicação.

Ciclo de debates

Além da atividade formativa, a ABPEducom também promove, no âmbito do Programa de Combate à Desinformação do STF, o  ciclo de debates “Educomunicação, Democracia e Eleições”. O primeiro encontro foi realizado em julho e abordou o tema “Educomunicação, aliada na defesa do Estado Democrático de Direito”. Outras duas lives – abertas ao público – estão programadas para agosto e setembro e destacarão, respectivamente, as temáticas “Práticas pedagógicas educomunicativas contra desinformação eleitoral” e “Educomunicação, mobilização social e ativismo pela democracia”.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]