O Imprensa Jovem, programa educomunicativo do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), foi destaque em dois eventos realizados recentemente pelas Nações Unidas. Um seminário online sobre a reabertura segura de escolas, organizado pela ONU no Brasil, contou com a presença da professora da rede municipal paulista Ana Paula Faria e a exibição de um vídeo produzido por estudantes do programa. Em outra ocasião, a iniciativa integrou uma mesa de debate com os vencedores do prêmio da Unesco MIL Alliance (aliança voltada para a Alfabetização Midiática e Informacional ) de 2020.

O vídeo produzido pelo Imprensa Jovem para o seminário, a convite da Unesco do Brasil, apresentou a leitura da crônica “Saudade da Escola” e foi feito de forma colaborativa pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Coronel Romão Gomes. Durante o seminário, realizado em 7 de julho, a professora Faria, que é responsável pelo projeto nessa escola, falou sobre suas práticas pedagógicas inspiradoras e a importância da iniciativa Estudantes Mediadores dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), desenvolvida pela SME-SP em parceria com a Unesco no Brasil. O vídeo com a leitura da crônica e a transmissão da íntegra do seminário estão disponíveis no YouTube.

Vencedor do Prêmio MIL 2020 

Já no dia 24 de junho, os seis ganhadores do prêmio da Unesco MIL Alliance em 2020 se reuniram em evento virtual para contar sobre as experiências das iniciativas premiadas. Dentre os vencedores, o Imprensa Jovem foi apresentado por Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME-SP e associado da ABPEducom.

Durante o encontro, Lima compartilhou a metodologia e história do programa de Educomunicação que atua há 16 anos em centenas de escolas da rede municipal de São Paulo. Responsáveis por produções jornalísticas multimídia, os estudantes têm a possibilidade de se conectar com os problemas locais e desenvolver, de forma autônoma e coletiva, habilidades de senso crítico e criatividade.

Representantes dos projetos vencedores da Argentina, Estados Unidos, Paquistão e Quênia também estiveram presentes no encontro. A gravação está disponível, em inglês, na página no Facebook da campanha MIL Clicks.

Aulões da Educomunicação

Além do programa Imprensa Jovem, o Núcleo de Educomunicação também tem promovido Aulões de Educomunicação, que oferecem oficinas virtuais gratuitas para professores e estudantes. As propostas visam desenvolver ideias de atividades educomunicativas a serem utilizadas nas aulas com estudantes.

Neste semestre, os Aulões totalizaram mais de 4 mil vagas. A segunda maratona, realizada em junho, reuniu oficinas de temas variados como cinema africano; verificação de fatos; podcast na escola; jornalismo na educação e criação de filmes. 

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]