O educomunicador Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) e associado da ABPEducom, foi um dos seis vencedores do prêmio concedido pela Aliança Global para Parcerias em Alfabetização Midiática e Informacional (GAPMIL), da Unesco. Lima conquistou o terceiro lugar com o Imprensa Jovem, programa educomunicativo iniciado em 2005 pela SME-SP. 

O anúncio aconteceu durante a cerimônia de encerramento da Global MIL Week 2020, evento promovido anualmente pela Unesco. A quinta edição do prêmio, que reconhece práticas exitosas dos setores de Educação, Pesquisa, Política, Advocacy, Mídia e Comunicação, contemplou também projetos da Argentina, Estados Unidos, Paquistão e Quênia. Na ocasião, foi comunicado que a metodologia do Imprensa Jovem será considerada como referência na nova versão da publicação global da Unesco “Alfabetização Midiática e Informacional – Currículo para a formação de professores”. 

A diretoria da ABPEducom, instituição integrante da GAPMIL, recebe com grande satisfação a notícia da vitória de Carlos Lima, cuja indicação ao prêmio foi endossada pelo professor Ismar de Oliveira Soares, presidente da associação. “A conquista deste prêmio representa um grande passo para a Educomunicação ampliar sua influência na educação brasileira, sobretudo no pós-pandemia”, celebra Carlos Lima. Em agradecimento a outros profissionais de educomunicação, professores e estudantes, o educador afirma que faz parte de “um time aguerrido unido pela busca de uma educação que respeita os direitos humanos e a Democracia”. Lima ressaltou também o papel da ABPEducom na atuação pelo “avanço da educação midiática no ensino público brasileiro”.

Imprensa Jovem

Desdobramento do programa “Educom.rádio: Educomunicação pelas ondas do rádio”, realizado pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP) em parceria com a SME entre 2001 e 2004, o Imprensa Jovem atua há 15 anos em centenas de escolas da rede municipal. Em 2019, o programa esteve presente em 411 unidades, enquanto neste ano, devido a pandemia, o número de escolas atendidas é de 386.

Assumindo o papel de protagonistas em atividades de produção jornalística multimídia, os estudantes são responsáveis por todas as etapas do processo de planejamento e realização dos materiais, como criação de pautas, pesquisas e edição de conteúdos – sempre sob acompanhamento dos educadores. Por meio destas atividades, os alunos se conectam a problemas dos locais onde vivem, criando canais de comunicação entre a escola e a comunidade e desenvolvendo senso crítico, além de habilidades criativas.

Recentemente, alunos do projeto piloto Imprensa Jovem – Estudantes Mediadores dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) participaram de um aulão virtual de Alfabetização Midiática e Educomunicação, ministrado por Carlos Lima e com presença de Ismar Soares. A atividade aconteceu em 26 de outubro, no contexto da Global MIL Week 2020, em parceria com a Unesco no Brasil, e contou com a presença de Rebeca Otero, coordenadora de Educação da organização.

Imagem: Divulgação/Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]

6 respostas a “Sócio da ABPEducom vence prêmio global da Unesco com programa Imprensa Jovem”

  • Parabéns ao Carlos Lima! Sou professora da Rede Municipal e acompanho sua atuação na rede desde há tempos! O projeto Imprensa Jovem vem ganhando mais participantes a cada ano e proporciona um efetivo protagonismo dos estudantes da rede.

  • Parabéns, Carlos Lima! Isso é fruto de muito trabalho! Esse projeto faz a diferença na vida dos estudantes!

  • Que máximo, Companheiro Carlinhos! Parabéns pelo Prêmio, pelo reconhecimento, agora, internacional! E Parabéns, pela Resistência! Que bom, tê-lo no ” front”, desfraldando a Bandeira de uma Educação Pública popular Estatal, de qualidade social, democrática, participativa e inclusiva, baseada nos Direitos Humanos ! Uma EDUCAÇÃO INTEGRAL!

  • Salve, Mestre Carlos! Parabéns por mais essa conquista!
    Um imenso abraço!
    Maria Bruschi

Os comentários estão desativados.