[Atualização: as aulas foram adiadas. As novas datas ainda serão anunciadas.]

Estão abertas as inscrições para a oficina de vídeo oferecida pela Companhia Multimídia Neolatina de Audiovisual e Educomunicação (Comunave), localizada em Santa Catarina e dedicada à produção de conteúdos audiovisuais ligados à área de Educação e voltados ao ensino e aprendizagem.

As aulas acontecem no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis. Um dos destaques do curso é a utilização da metodologia educomunicativa na condução das aulas práticas, proposta que interessa a muitos profissionais da área da Educação e Comunicação. Os encontros são ministrados pelo sócio da ABPEducom João Ricardo Cararo Lazaro, diretor audiovisual da Comunave e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGE/Udesc).

Ex-bolsista do projeto Educom.Cine, da Udesc, Lázaro exerce atualmente a função de formador de alunos e professores em Florianópolis e atua como micro-empreendedor individual (MEI) na área de produção áudio-scripto-visual educomunicativa. Ele também apresentou trabalho no II Congresso Internacional de Comunicação e Educação, promovido pela ABPEducom e pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP), na capital paulista.

Estrutura da formação

Os encontros são divididos em quatro principais tópicos do universo da produção audiovisual: criação, produção, gravação e edição. Em toda a oficina, os conceitos da Educomunicação são aplicados nas atividades e exercícios, geralmente feitos em pequenas equipes. Ao final do curso, os participantes devem apresentar um material em vídeo como forma de consolidação do aprendizado. 

Muito além da perspectiva prática, os participantes são incentivados a criar conteúdos a partir das experiências subjetivas, inscritas na realidade de cada um. Os alunos são entendidos como sujeitos críticos da criação e produção artísticas, e não somente reprodutores das formas e conteúdos convencionais. 

Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição e seguir os procedimentos do processo. Não é necessário conhecimento em audiovisual nem possuir equipamentos para participar.

Serviço

Oficina de Vídeo – Comunave

Local: Centro Integrado de Cultura, Florianópolis/SC

Dias do curso: a serem anunciados

Imagem: Comunave / Divulgação