No próximo dia 14 de dezembro, o Grupo Temático de Assistência Social e Educomunicação da ABPEducom promove uma reunião virtual e aberta, a partir das 19h, para debater experiências e possibilidades de praticar e refletir a Educomunicação nos serviços e na gestão de políticas públicas de assistência social, além de apresentar ao público as propostas e o cronograma de atividades do grupo recém-criado, que visa expandir o conhecimento sobre a interseção entre a política pública de assistência social e o campo da Educomunicação. 

Com o objetivo de promover discussões e reflexões sobre as experiências e a pesquisa educomunicativa no que diz respeito a tal eixo temático, o evento recebe Evanise Rodrigues Gomes, a Izzy, ex-trabalhadora do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Curitiba, profissional e pesquisadora sobre Educomunicação, e atualmente docente Escola de Comunicação e Artes Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, Moçambique. Tendo também atuado em projetos de Educomunicação em Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) nos bairros periféricos de Curitiba, Gomes enriquece o debate da reunião com sua pesquisa “A Educomunicação e o fortalecimento de vínculos sociais e afetivos: a experiência nos centros de referência de assistência social de Curitiba”, que pode ser acessada por meio da biblioteca digital da Universidade Federal do Paraná.

O público alvo da reunião, que será transmitida ao vivo por meio do canal do YouTube da ABPEducom é composto por profissionais e pesquisadoras(es) da política de assistência social e de comunicação e educomunicação, usuárias(os) dos serviços socioassistenciais, conselheiras(os), gestoras(es), estudantes e quaisquer outras pessoas interessadas na relação entre a assistência social e a Educomunicação. Para Joari Carvalho, integrante do Grupo Temático e organizador da reunião, o objetivo de realizar um encontro aberto ao público é de “ampliar e fortalecer a possibilidade de aproveitar a educomunicação na assistência social e da própria assistência social no campo da educomunicação e convidar outras pessoas para entrarem no GT ou em alguma das ações propostas.”

Joari Carvalho destaca, ainda, a importância de ampliar debates a respeito da relação pouco fortalecida entre assistência social e comunicação pública, que precisa promover o entendimento do direito social e do exercício da cidadania para além de abordagens historicamente assistencialistas, tuteladoras e preconceituosas sobre a população que precisa de projetos, programas e políticas sociais. “Algumas pessoas já fizeram experiências entre assistência social e educomunicação como estratégia, mas não tiveram também espaço para ampliar e multiplicar essas ações. Esperamos colaborar para isso com referências, projetos e articulações para os atendimentos de proteção social e para a educação permanente, assim como já avançou nas políticas de educação, comunicação, saúde, meio ambiente e em Direitos Humanos”, afirma o organizador.

Serviço:

Evento: Reunião aberta do GT Assistência Social e Educomunicação – ABPEducom

Data: 14/12/2023, a partir das 19h

Onde assistir: Canal do YouTube da ABPEducom

 

Luís Felipe de Oliveira Scala é graduado em Educomunicação pela Escola de ​Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Por meio do Programa Unificado de Bolsas da Universidade de São Paulo ​(PUB/USP), atuou como colaborador do Núcleo de Comunicação e ​Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP). Em 2022 integrou a equipe de comunicação da então vereadora Erika Hilton, na ​Câmara Municipal de São Paulo.

Um comentário em “Com transmissão online, Grupo Temático de Assistência Social e Educomunicação da ABPEducom realiza sua primeira reunião aberta”

  • Importante debate. Área que venho atuando cada dia mais.
    Participarei com certeza.

Os comentários estão desativados.