A educomunicadora e associada da ABPEducom Joelita Palmeira Rocha foi aprovada no Programa Brasileiro de Embaixadores de Saúde Planetária 2022. O projeto é uma iniciativa do Grupo de Estudos em Saúde Planetária do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP) e tem como objetivo constituir uma rede de estudantes de graduação e pós-graduação para o desempenho de atividades de divulgação e discussão sobre o campo. Ao longo do programa, que tem duração de um ano, os participantes poderão desenvolver habilidades de liderança e organização em projetos de educação para a comunidade, além de atuar na criação de estratégias e soluções frente aos problemas ambientais.

Rocha é pós-graduanda em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa pelo Centro Universitário de Lins (Unilins) e atua como coordenadora do Núcleo Regional de Lins da ABPEducom. Como embaixadora do programa, a educomunicadora propõe colaborar na estruturação do Clube Lins de Saúde Planetária a fim de promover a conscientização popular sobre o tema.

Os embaixadores de 2022 estão divididos em quatro grupos, conforme o foco principal de suas atividades: criação de podcasts; gestão de redes sociais; produção de materiais e protocolos; e produção de eventos (digitais e presenciais). Nesse sentido, serão desenvolvidas pesquisas e intersecções entre disciplinas da área da saúde e da Ecologia. 

Saúde Planetária

O conceito de Saúde Planetária é parte de um campo de pesquisa emergente focado na compreensão e solução dos impactos da ação humana no meio ambiente. Dentre os problemas contemporâneos abordados estão: mudanças climáticas; poluição química do solo, água e ar; redução na disponibilidade de água potável; perda da biodiversidade; e destruição da camada de ozônio.

O campo também traz discussões sobre as consequências dessas perturbações ecossistêmicas na saúde e no bem-estar da humanidade, como surgimento de novas doenças, agravamento das doenças infecciosas, hiper-urbanização, resistência microbiana, migrações climáticas e conflitos por recursos naturais, por exemplo.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]