A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) promove nesta sexta-feira (22 de outubro), das 9h30 às 13h, a audiência pública intitulada “O papel da educação midiática no combate à desinformação e no fortalecimento da democracia”. O projeto será realizado em formato híbrido com transmissão pelo canal da Rede Alesp no YouTube.

Participam da audiência Carlos Lima, associado da ABPEducom e coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo; Patricia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta, organização responsável pelo programa EducaMídia; Natália Leal, jornalista e CEO da agência de checagem Lupa; Debora Albu, coordenadora do Programa de Democracia e Tecnologia do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS-RJ); e Claudemir Viana, secretário executivo da ABPEducom e professor do curso de Educomunicação da Universidade de São Paulo (USP).

A mediação é de Caio França, deputado estadual pelo PSB e líder da CPI das Fake News da Alesp, que ocorreu em 2020 em São Paulo, e o conselheiro da audiência é Alexandre Le Voci Sayad, conselheiro da ABPEducom, CEO da ZeitGeist e codiretor geral do Comitê de Direção Internacional da Aliança de Alfabetização Midiática e Informacional da Unesco.

O debate aborda a criação de políticas públicas sobre educação midiática com base em depoimentos de representantes de mídias sociais e autores de estudos técnico-teóricos relacionados ao tema. Considerando a importância da área e o potencial da educação como instrumento de transformação da sociedade, a audiência tem ênfase no combate à desinformação e seus riscos à democracia. A participação com envio de perguntas e comentários está disponível via chat na transmissão no YouTube.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]