A partir do dia 26 de fevereiro, o Canal Futura e a Agência Lupa, em parceria com o Google, lançam o projeto “Fake ou News”. A iniciativa, com foco na educação digital, tem o objetivo de auxiliar os jovens na checagem de informações e combate às notícias falsas.

“Com assuntos relacionados à educação digital, nossa proposta é alertar os jovens para as ‘fake news’, as notícias falsas, que muitas vezes são transmitidas por meio de correntes de Whatsapp e redes sociais”, explica João Alegria, gerente geral do Canal Futura.

Até as eleições de 2018, cerca de 30 trilhas do conhecimento serão publicadas semanalmente no site fakeounews.org, reunindo conteúdo sobre temas como “Por que checar antes de publicar ou compartilhar uma informação?”, “Será que essa informação está dentro do contexto?” e “Nem tudo que se vê (e se ouve) é real. E agora?”.
Educomunicação

O Canal Futura tem se referido ao conceito da Educomunicação em diferentes ocasiões. Destacamos duas, ocorridas ultimamente:

1. O Debate sobre Educomunicação na programação do Canal

O Canal Futura disponibiliza, no Youtube, a íntegra de um debate sobre educomunicação, levado ao ar no dia 24 de abril de 2015, com a participação de Ismar de Oliveira Soares, presidente da ABPEducom, Anderson Lima, idealizador do projeto de canal de TV Online Pedal – pedagogias alternativas e Marciel Consani, professor do curso de licenciatura em educomunicação da ECA/USP. Participou, por Skype, a jornalista Tatiana Klix, repórter do blog Porvir. Confira o vídeo abaixo:

 

 

2.  Artigo de João Alegria, Gerente Geral do Canal, sob o título

A Educação e a Comunicação são irmãs. Estão juntas desde a mais tenra idade. Uma não vive sem a outra. Seria possível imaginar o fazer da Educação sem o uso da Comunicação? O educador, por exemplo, pode ser pensado como um comunicador, cuja principal atribuição é propor e mediar situações onde haja comunicação fluida entre pares com o objetivo da construção coletiva de conhecimento.

E a comunicação? Existe Comunicação sem Educação. Também estou convencido que não. Toda comunicação é educativa, mesmo que o conteúdo dos produtos de comunicação não nos agradem, no sentido de fomentar a aquisição de conhecimentos julgados inadequados num certo momento e contexto. Por isso não dá para imaginar uma coisa sem a outra. Mas dá para perguntar se os educadores têm se preparado para os desafios da comunicação no tempo presente. Clique aqui e leia o artigo completo.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]