A Alfamed (Rede Euro-Americana de Pesquisa Interuniversitária sobre Habilidades Midiáticas para a Cidadania), sediada na Universidade de Huelva, Espanha, presidida pelo professor Ignacio Aguaded, divulgou por meio de nota a proposta para o seu VII Congresso Internacional de Competências Midiáticas, que está previsto para 15 a 17 de outubro de 2024, em San José, na Costa Rica. Entre os temas basilares do encontro, a Educomunicação ibero-americana aparece com destaque.

Sob o tema Redes sociais e cidadania: O desafio da formação de professores em educação midiática, o evento terá como “objetivo de reunir pesquisadores de diferentes universidades e centros de pesquisa ibero-americanos para abordar a formação de professores e novas convergências no ambiente cultural e digital a partir de uma perspectiva educomunicativa ibero-americana”, diz a nota da Alfamed.

O presidente da ABPEducom, Ismar de Oliveira Soares, fará a palestra de encerramento do evento, com uma conferência sobre Educomunicación, Transformación Social y Desarrollo Sostenible. Além do pesquisador brasileiro, Valerio Fuenzalida (Chile) e Guilhermo Orozco (México) serão homenageados pelo evento pela contribuição que cada um ofereceu, ao longo das últimas décadas, aos âmbito da educação midiática e da educomunicação na América Latina.

Para saber mais informações sobre o congresso internacional que ocorre na Universidade Nacional da Costa Rica (UNA), clique aqui

ABPEducom reconhecida internacionalmente

Wellington Nardes, associado da ABPEducom e doutorando em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e que está fazendo parte da sua pesquisa de doutorado em Huelva, Espanha, sob a orientação do professor Aguaded, produziu um vídeo para contar sobre o reconhecimento que a comunidade acadêmica espanhola tem pelos trabalhos e pesquisas desenvolvidos pela ABPEducom. Confira:

 

Confira, na íntegra, nota da Alfamed sobre o seu VII Congresso Internacional, assinada pelo seu presidente, Ignacio Aguaded:

VII Congresso Internacional Alfamed – Redes sociais e cidadania: O desafio da formação de professores em educação midiática está prevista para acontecer entre o dia 15 e 17 de outubro de 2024, com o objetivo de reunir pesquisadores de diferentes universidades e centros de pesquisa ibero-americanos para abordar a formação de professores e novas convergências no ambiente cultural e digital a partir de uma perspectiva educomunicativa ibero-americana. 

Através de diferentes linhas de pesquisa sobre perfis em redes sociais, o binómio entre redes sociais e escola, inteligência artificial, formação de professores, cibercidadania, ética e valores, literacia mediática e formação de professores, audiências e ciberconsumo crítico, democratização e comunicação alternativa, e novas tendências na internet, a comunidade científica se reunirá para refletir sobre o impacto do progresso digital nas comunicações humanas.

As 10 linhas temáticas, que fazem parte das linhas prioritárias dos Encuentros Rábida de Investigación, Colaborativa Iberoamericana, ERICI-2024, especificamente na linha 2: Inovação e Tecnologia Educacional Digital, são:

    • Direitos Humanos, ODS e Educomunicação
    • Alfabetização midiática e formação de professores
    • Inteligência Artificial e Educomunicação
    • Propostas de metodologias e estratégias de ensino educomunicativo
    • Professores influenciadores
    • Experiências em boas práticas e inovação docente
    • Políticas públicas sobre formação de professores
    • Currículo e educação para a mídia
    • Recursos, aplicativos e materiais educomunicativos
    • Desinformação, notícias falsas e educação

Em termos executivos, o evento está adaptado à convocatória dos Encuentros Rábida de Investigación, Colaborativa Iberoamericana, ERICI-2024, organizada pelo Grupo La Rábida enquanto:

– Promoverá e facilitará relações de cooperação, troca de informações e experiências da Universidade de Huelva e da Universidade Internacional da Andaluzia com os parceiros, palestrantes e participantes das 40 universidades e instituições envolvidas no cronograma de atividades (apresentações, mesas redondas etc.).

– Promoverá redes de investigação e desenvolvimento com o objetivo de desenvolver novos projetos conjuntos, compartilhar equipamentos e laboratórios através das propostas dos comunicadores que participarão da apresentação de trabalhos nas sete linhas temáticas que serão coordenadas por meio de oficinas durante o evento.

– Estabelecerá e fortalecerá vínculos de colaboração em busca de um espaço comum acadêmico e estudantil através do programa Alfamed Jovem, possibilitando o desenvolvimento progressivo e sustentável de instituições de Ensino Superior das 40 universidades colaboradoras.

Abaixo, também estão incluídos os benefícios esperados em termos de internacionalização e avanço do conhecimento de acordo com:

– A publicação de um livro de Atas editado pelo Grupo Comunicar Ediciones com ISBN, que coletará os avanços científicos, reflexivos e ensaísticos dos participantes da área da cibercultura e da cidadania digital nas redes sociais.

– A consolidação de redes e grupos de pesquisa através de espaços de debate nas mesas redondas programadas.

– A divulgação de avanços científicos de alto impacto internacional através do consórcio com pelo menos 10 revistas científicas reconhecidas mundialmente, com propostas e temas adequados ao foco do Congresso.

– Colaboração com redes, projetos de pesquisa e instituições acadêmicas colaboradoras na divulgação e participação no evento, como a Universidad a Distancia (Costa Rica) (membro do Grupo Rábida), a Universidad de Huelva e a Universidad Internacional de Andalucía.

Por último, o evento irá aderir aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

(ODS) marcado pelas Nações Unidas:

Objetivo 4. Garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. O evento terá temas que abordarão a alfabetização midiática e a formação da cidadania a partir da ética e dos valores e tradições socioculturais, bem como a democratização de ambientes digitais sem lacunas.

Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e capacitar todas as mulheres e meninas. O evento defende critérios de democratização de todos e para todos em termos de igualdade de gênero, facilitando através dos seus temas, a abordagem aos cenários sociodigitais de discriminação contra mulheres e meninas.

Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro e entre os países. O evento garantirá uma perspectiva intergeracional e intercultural entre mais de 19 países e 40 instituições internacionais com o propósito de trabalhar, cooperar e oferecer propostas que afetem as comunidades mais vulneráveis.

– Objetivo 17. Alianças para alcançar objetivos.

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