Alunos do Curso de Graduação em Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP criam vídeos produzidos por eles, com mensagens educomunicativas – teoria que junta a educação e a comunicação – como forma de promover saúde e prevenir doenças junto à população.

Essas produções tiveram início na FSP/USP, por volta de 2006, como parte da disciplina de Educação Nutricional, ministrada sob a orientação das professoras responsáveis Ana Maria Cervato e Ana Maria Gambardella (hoje aposentada), docentes do Departamento de Nutrição da FSP/USP.
Com o passar dos anos, tal iniciativa ganhou interesse de alunos que mesmo após cursarem a disciplina, continuaram produzindo os vídeos em outros projetos, virando temas de mestrados e doutorados. Para continuar essas produções foi criado um canal no youtube que permite o acesso a vídeos produzidos por alunos de todos os anos que passam pela disciplina.

Esta iniciativa que propõe-se levar à sociedade, conhecimentos acadêmicos produzidos na Universidade, promovendo saúde nutricional para a população de uma forma criativa e de simples compreensão, vem se destacando, tornando-se sucesso na Internet e sendo tema de matériaS em vários veículos de comunicação.

O Portal UOL, abordou o projeto na matéria “De Anitta a Safadão: alunos da USP fazem paródias para melhorar dieta jovem“, publicada pela jornalista Mirthyani Bezerra, em 29/07/2016.

A TV Record, tambem abordou a experiência na matéria da jornalista Viviane Barbora, “Estudantes de nutrição das USP fazem sucesso na internet com paródias que ensinam a comer direito“, veiculada no último dia 2 de agosto, no Programa “Hoje em Dia” e depois disponibilizada no Portal R7.

A proposta é baseada no referencial teórico da educomunicação, conceito pesquisado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, fortalecento parceria estabelecida com o Núcleo de Comunicação e Educação – NCE da ECA, através do contato com o Prof. Ismar de Oliveira Soares, coordenador do Curso de Educomunicação da USP.

Mais informações com a Profa. Ana Gambardela, pelo e-mail: gambarde@gmail.com ou com o nutricionista Felipe Daun, pelo e-mail: felipe.daun.silva@usp.br

Fontes: Site da FSP/USP
Imagens: Portal R7 e Portal UOL