O minicurso “Educomunicação: Inovação na educação e na comunicação” inaugurou mais uma linha de ação da ABPEducom para a divulgação e formação sobre Educomunicação. Claudemir Edson Viana, secretário executivo da Associação e professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), foi o ministrante.
O projeto reuniu cerca de 43 alunos que buscavam se aperfeiçoar no assunto, entre eles, pessoas com graduação e pós-graduação em diversas áreas, sobretudo em comunicação e educação. O grupo de estudantes, de diferentes locais do Brasil, trouxe grande diversidade cultural e de espaços de atuação em que a Educomunicação pode acontecer.
Viana relata que, “conforme o perfil do curso e o que foi proposto e executado, e pelo que pudemos ler nos registros e nas produções feitas pelos cursistas, a satisfação foi muito grande”. O professor explica ainda que o projeto cumpriu os objetivos de oferecer formação inicial a respeito de Educomunicação.
Em resposta sobre se os alunos já possuíam algum conhecimento prévio sobre o tema, Viana afirma que “na verdade, este foi o único desafio, ou dificuldade, pois alguns tinham só ouvido falar, muitos já tinham lido um pouco a respeito, enquanto outros já tinham até defendido mestrado ou doutorado a respeito de Educomunicação, ou nela referendada a pesquisa”.
Michele Marques, diretora de Assuntos Profissionais e Formação Continuada da ABPEducom e responsável pela coordenação do minicurso, ressalta: “Com o cenário da pandemia de covid-19 que assola nosso país, nosso povo e o mundo, nos deparamos com a urgente necessidade de levar as formações oferecidas pela Associação para o ambiente virtual e descobrimos as riquezas que essa modalidade trouxe quando nos aproximou dos mais diversos territórios e pessoas do nosso país, nos permitindo ampliar a dialogicidade e as experiências, nos fortalecendo nas reflexões e práticas educomunicativas”.
Marques continua: “Esse foi um primeiro passo de uma longa trilha, de muitas aprendizagens, que pretendemos vivenciar. Nosso objetivo é aproximar cada vez mais territórios e pessoas que queiram ampliar os diálogos educomunicativos trazendo cursos, formadores, associados e interessados para refletir e praticar a Educomunicação nas suas mais diversas possibilidades. Acabamos de abrir as inscrições para o curso ‘Educomunicação: Jornalismo e desinformação na educação’, que será ministrado pelo professor Bruno Ferreira, e esperamos trazer muitos outros temas para reflexão e partilhas.”
Alunos também destacaram pontos positivos do minicurso. Evelyn Morales aponta os principais benefícios: “Primeiro: ser online e atingir os espaços geográficos mais distantes, como onde estou [Porto Velho (RO)]. Segundo: o contexto teórico sistematizado de modo comentado e com as relações de conjuntura (história do paradigma relacionada aos movimentos de autores, sociedade, contexto político, cultural, etc). Isso é muito importante, pois ler é uma coisa e ouvir um professor, como o Claudemir, conhecedor dos fatos e teorias comentando, é muito mais elucidativo e animador”.
Dan Ricca reforça que os tópicos essenciais foram “conhecer o histórico do nascimento da ECA, fortalecendo os movimentos contra a ditadura, o Núcleo de Comunicação e Educação e ouvir as explanações do Claudemir sobre a movimentação da Educomunicação pelo mundo e pelo país”. A aluna Catarina Mattos também salienta: “A apresentação teórica do tema foi impecável, esclareceu perfeitamente do que se trata o tema e quais objetivos abarca”.
Conteúdo abordado
Durante o curso, foram estudados aspectos relevantes sobre o surgimento do pensamento em Educomunicação e seu contexto histórico-sociocultural no século XX na América Latina. Também foram analisadas políticas públicas em que a Educomunicação está presente ou para as quais suas referências teórico-metodológicas e de práticas podem contribuir.
Dentro da carga horária total de 10 horas, houve três encontros síncronos de duas horas com a disponibilização de material de apoio para atividades assíncronas. Orientações e suporte para estudo ocorreram antes de cada encontro síncrono e, após cada aula, aconteceu a elaboração de exercícios em formulários. Assim, no processo, os encontros síncronos contaram com diálogo, debate e sínteses sobre Educomunicação.