Educomunicação e educação midiática são temas de debate no seminário “Jornalismo contemporâneo no contexto da desinformação”, promovido pelo grupo de pesquisa Emancipa-Jor, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade Cásper Líbero, em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã (ABPCOM). O evento online, que acontece nos dias 18 e 19 de agosto, pretende discutir os desafios do jornalismo em meio ao cenário de crise de confiança na imprensa e crescente desordem da informação.

No dia 18, às 10h, a roda de conversa “Jornalismo e credibilidade: formas de combater a desinformação” tem a participação da jornalista Daniela Machado, coordenadora do EducaMídia e coautora do Guia da Educação Midiática, da educomunicadora Aline Rodrigues, co-fundadora da produtora de jornalismo de quebrada Periferia em Movimento, e do professor Francisco Rolfsen Belda, presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor).

Já a sessão “Jornalismo, Educação e Literacia Midiática”, às 16h do dia 18, reúne diversos trabalhos que abordam Educomunicação e educação para a mídia. Nesta sessão, a vice-líder do Emancipa-Jor e sócia da ABPEducom Mônica Pegurer Caprino apresenta a pesquisa “Ações de checagem e educação midiática: estratégia para o combate à desinformação” ao lado de Marli dos Santos, professora do PPGCOM da Cásper Líbero. Ambas coordenam a realização do seminário.

Por fim, a sessão especial, que acontece ao final do evento, dia 19, conta com a presença do colombiano Tomás Durán Becerra, membro da rede da Unesco para a Alfabetização Midiática e Informacional e o diálogo intercultural (Milid, na sigla em inglês), e de Ana Regina Barros Rego Leal, coordenadora da Rede Nacional do Combate à Desinformação (RNCD), da qual a ABPEducom participa. Também participam dessa sessão a jornalista Caroline Farah Ferrari, da Agência Pública, e a pesquisadora Nuria Fernández García, da Prefeitura Municipal de Barcelona (Espanha).

O evento é gratuito e será transmitido via plataforma Microsoft Teams e canal do YouTube da Faculdade Cásper Líbero. É necessário se inscrever para assistir às apresentações de pesquisas. A programação completa está disponível no site da Cásper.

Ilustração: Freepik

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]