A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) marcou um momento histórico ao inaugurar, em seu campus de Parintins, o Mestrado em Educomunicação e Linguagens na Amazônia, o primeiro mestrado acadêmico oferecido na região do Baixo Amazonas. O programa teve sua aula inaugural realizada na primeira quinzena de março, no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) da universidade, e contou com a participação de importantes pesquisadores da área.

A aula contou a participação de Ismar de Oliveira Soares, presidente da ABPEducom e um dos principais pesquisadores do campo, que, em sua fala, abordou a trajetória da Educomunicação na América Latina e seu processo de  consolidação no âmbito de políticas públicas no Brasil. Soares também ressaltou a relevância da UFAM ao criar um programa de mestrado voltado para a formação de profissionais capacitados a transformar práticas desenvolvidas na interseção comunicação/educação, especialmente na Região Norte.

A abertura do evento evidenciou os diversos desafios envolvidos para a efetiva  implementação do programa na universidade, em especial no cumprimento das exigências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Sandra Helena da Silva, diretora do ICSEZ, ressaltou a importância da iniciativa para a formação de mestres(as) na região do Baixo Amazonas, e a relevância da ampliação do impacto da Educomunicação nos processos educacionais e comunicacionais locais. Para Claudemir Viana, secretário executivo da ABPEducom, o evento de inauguração do programa propiciou um rico espaço de reflexão dos envolvidos sobre as possibilidades de trocas acadêmicas que levem a um enriquecimento mútuo das iniciativas de formação de educomunicadores.

Com um corpo docente composto por professores da UFAM de diferentes áreas de conhecimento, o programa inicia suas atividades com uma turma de 11 mestrandos. Além das aulas e pesquisas desenvolvidas localmente, o programa já estabelece conexões com demais instituições, como a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), o que evidencia seu compromisso com a troca de experiências e o fortalecimento da Educomunicação no país.

Luís Felipe de Oliveira Scala é graduado em Educomunicação pela Escola de ​Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Por meio do Programa Unificado de Bolsas da Universidade de São Paulo ​(PUB/USP), atuou como colaborador do Núcleo de Comunicação e ​Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP). Em 2022 integrou a equipe de comunicação da então vereadora Erika Hilton, na ​Câmara Municipal de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *