Na tarde do dia 21 de novembro, a diretora da Unesco no Brasil, Marlova Neto, e a sua equipe de atendimento à educação deslocaram-se para o Memorial da América Latina, em São Paulo, para lançar o Relatório de Monitoramento Global da Educação, tendo como foco central o tema da migração. O documento foi apresentado por Katarzyna Kubacka, uma das co-autoras do estudo, produzido por uma equipe internacional, com sede em Paris.

Segundo Helen Clark, presidente do Conselho Deliberativo do Relatório, em sua introdução ao texto, o documento oferece percepções fascinantes sobre a humanidade e sobre o fenômeno milenar da migração, destacando que o estudo convida os leitores a considerar suas recomendações e a colocá-las em prática, especialmente no âmbito das políticas públicas. Indica, por outro lado, como os docentes podem ser apoiados a praticar a inclusão, em suas atividades, em sala de aula.

Já nas palavras de Audrey Azoulay, diretora-geral da Unesco, o Relatório é uma referência essencial para as decisões políticas na área das migrações internacionais, lembrando que o estudo dá prosseguimento a idéias defendidas em importantes pactos internacionais, como é o caso do documento sobre “Uma Migração Ordenada, Regular e Segura” ou, ainda, o “Pacto Global sobre Refugiados”. Segundo ela, esses acordos sem precedentes – juntamente com os compromissos educacionais internacionais contidos no quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4) das Nações Unidas – reforçam a necessidade de se abordar a educação para migrantes e refugiados num país como o Brasil.

Durante a sessão (foto acima), fez uso da palavra um grupo de professores da rede municipal de São Paulo que relatou as práticas de integração de crianças imigrantes, em suas classes, a partir do uso de práticas lúdicas e integradoras, como a música. O secretário de educação da cidade, Alexandre Schneider, também presente ao ato, afirmou que as escolas municipais receberam, no presente ano, mais de 5 mil crianças e adolescentes migrantes, oriundos de mais de 80 países, e que a Prefeitura vem adotando procedimentos inclusivos.

Outra personalidade brasileira a se apresentar foi o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime-SP), Luiz Migual Martins Garcia, que asseverou que o sistema público de ensino, sob a responsabilidade dos municípios, está atento à importância de se levar em conta a realidade da migração a partir das recomendações da Unesco.

ABPEducom se faz presente

A ABPEducom esteve presente ao ato, nas pessoas de seu presidente Ismar Soares e da vice-presidente Maria Rehder. Por sua vez, o projeto educomunicativo Imprensa Jovem, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, levou ao encontro um grupo de estudantes da EMEF Leonor Mendes de Barros. Ao longo do ato, os adolescentes documentaram os discursos e realizaram entrevistas com diferentes personalidades, entre as quais Soares (foto acima) e o secretário Schneider.

Segundo o presidente da ABPEducom, o tema dos ODS vem ganhando destaque nos círculos educomunicativos. Dois exemplos se destacam. O primeiro foi o debate sobre o assunto por parte dos adolescentes do projeto Educom.geraçãocidadã (correalizado pela ABPEducom), em 2018, com a produção de um portfólio para a UNESCO intitulado “Sonhos & Ações”, em que se demonstra como o assunto motivou os estudantes a comprometerem-se com as metas da ONU, definindo seus propósitos ao longo de suas respectivas evoluções pessoais, até 2030. O documento foi entregue, durante o evento, a Maria Rebeca Otero Gomes, coordenadora da equipe de educação da Unesco no Brasil (foto abaixo).

Já o segundo exemplo foi a inclusão do tema da relação entre educomunicação e desenvolvimento sustentável no programa do II Congresso Internacional de Comunicação e Educação, em novembro de 2018, trazendo para a USP personalidades como a própria Otero Gomes.

Serviço

Acesse os materiais produzidos pela Unesco e pelo projeto Educom.geraçãocidadã:

Resumo do Relatório de Monitoramento Global da Educação (edição 2019): “Migração, deslocamento e educação: construir pentes, não muros”

Animação explicativa sobre o Relatório

Portfólio do Projeto Educom.geraçãocidadã.2018 para a Unesco, intitulado “Sonhos & Ações”

Resumo da edição anterior do Relatório (2017/8): “Responsabilização na educação: cumprir nossos compromissos”

Foto em destaque: capa do Relatório — estudantes palestinos refugiados em Gaza (Divulgação/Unesco — UNRWA/Rushdi Sarraj)

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]