Na primeira quinzena de julho, a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) participou da 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), promovida pela instituição em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA). Alinhada ao mote do evento, “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”, a Associação promoveu uma mesa redonda com o tema: “Educomunicação e meio ambiente: Por um novo contrato social das crianças e jovens com a natureza no Brasil”, coordenada pelo presidente da ABPEducom, Ismar de Oliveira Soares.

A mesa redonda, transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da ABPEducom, contou com a participação de Ariane Porto Costa Rimoli, que que dedicou sua fala às práticas educomunicativas que desenvolve desde 2005 para o Projeto Bem-Te-Vi, e Raimunda Lucineide Gonçalves Pinheiro, que apresentou aos espectadores uma série de iniciativas educomunicativas desenvolvidas e aplicadas na região amazônica, como o projeto Escola D’Água, por exemplo. A atividade também contou com intervenções dos jovens ativistas Samara Geovana dos Reis Maranhão, que participa do Projeto Escola D’Água desde a infância, e Luiz Henrique Lopes Ferreira, integrante do Projeto Território Transformador do Tapajós. A educomunicadora Juliane Cruz, por fim, apresentou na mesa redonda as atividades que desenvolve na Revista Viração Educomunicação. Juntamente a Soares, Claudemir Edson Viana, secretário executivo da ABPEducom, também participou da apresentação da mesa redonda.

Para Soares, a realização do evento representa um momento histórico para a ação educomunicativa. “Crianças, adolescentes e jovens no Brasil estão se articulando em defesa do meio ambiente fazendo uso da prática educomunicativa. Esta mesa redonda está abrindo uma nova frente dessas articulações que envolvem a ABPEducom e a ação educomunicativa em torno da questão ambiental, e faz parte de um diálogo que já está em processo de alcance ao poder público. Estamos dispostos a avançar cada vez mais nessa conversa e nessas articulações”, destacou o presidente da ABPEducom em sua fala.

As Reuniões da SBPC, órgão que a ABPEducom é filiada desde 2021, são realizadas anualmente desde 1949, contam com programações que se destinam a estudantes e professores do ensino básico, técnico ou superior, e pesquisadores, assim como demais interessados. 

Serviço:

Onde assistir a gravação do evento: Para assistir na íntegra a mesa redonda promovida pela ABPEducom, acesse o  canal do YouTube da Associação.

Sobre o evento: Para maiores informações sobre a 76ª Reunião da SBPC, acesse a página da reunião na internet.

Luís Felipe de Oliveira Scala é graduado em Educomunicação pela Escola de ​Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Por meio do Programa Unificado de Bolsas da Universidade de São Paulo ​(PUB/USP), atuou como colaborador do Núcleo de Comunicação e ​Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP). Em 2022 integrou a equipe de comunicação da então vereadora Erika Hilton, na ​Câmara Municipal de São Paulo.