A Viração, organização da sociedade civil sem fins lucrativos voltada à promoção dos direitos de jovens e adolescentes por meio de ações de Educação e Comunicação, está com inscrições abertas até 1º de março para o preenchimento de duas vagas para profissionais da área de Educomunicação.

Os futuros ocupantes do cargo devem trabalhar diretamente no Projeto Geração que Move, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que tem como objetivo a implementação de atividades ligadas ao desenvolvimento e estímulo da mobilidade social de jovens e adolescentes de grandes centros urbanos, especialmente os grupos inseridos em contextos de vulnerabilidade socioeconômica e alta violência. 

O projeto do Unicef elegeu algumas organizações sociais das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, dentre elas a Viração, para a implementação de ações da instituição no país, como a ampliação das políticas e programas públicos nas áreas de saúde, educação e direito à cidade. A proposta está alinhada com alguns dos pontos definidos na Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, que dispõe sobre um plano contendo 17 ações para a erradicação da pobreza, maior acesso à educação e saúde, igualdade de oportunidades, desenvolvimento comunitário sustentável nas cidades e outras propostas.

As atividades de trabalho incluem o desenho de planos de ações, estabelecimento de parcerias com coletivos sociais e outras organizações, desenvolvimento de oficinas de formação com jovens e adolescentes, acompanhamento de demandas da Unicef, auxílio nas jornadas de campo e elaboração de relatórios sobre as atividades. Os profissionais atuarão na região dos distritos de Grajaú ou Jardim Ângela, com visitas ocasionais à sede da Viração, localizada no Centro de São Paulo.

Os requisitos para a participação do processo seletivo incluem graduação completa em Educomunicação, Ciências Sociais, Pedagogia, Geografia, História, Artes Visuais, Comunicação Social ou áreas correlatas, além de experiência com projetos ou programas relacionados à educação e comunicação popular e/ou alternativa com jovens e adolescentes, familiaridade com dispositivos e linguagens de comunicação, tecnologia e informação e habilidade em negociação. 

Para participar, os candidatos devem enviar currículo e carta de interesse para o e-mail selecao@viracao.org, mencionando local de trabalho e cidade. Mais informações sobre as vagas, incluindo atividades diárias do profissional, formas de contratação e benefícios, estão disponíveis na página da Viração

Imagem: Divulgação/Viração 

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]