Alexandre Le Voci Sayad, sócio-fundador da ABPEducom, lançou, no mês de junho, a obra “Inteligência Artificial e Pensamento Crítico: caminhos para a educação midiática”, publicada pelo Instituto Palavra Aberta e fruto de sua tese de mestrado em Inteligência Artificial e Ética pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). 

O livro teve como primeiro evento de lançamento uma live de debate acerca do assunto entre o autor, que também é apresentador da série de TV Idade Mídia; a presidente do Palavra Aberta, Patrícia Blanco; a editora da Revista Educação, Laura Rachid e a professora e pesquisadora Rosane Rosa. 

Para Sayad, a leitura pode auxiliar as pessoas que desejam ter mais conhecimento sobre esse tema. “Acho que se você tem algum interesse em entender um pouco mais de Inteligência Artificial [o livro] pode ser útil e gerar uma empatia”, respondeu o jornalista quando perguntado sobre qual o público ele havia pensado quando decidiu escrever a obra.

Em entrevista para a Associação, Alexandre Sayad conta que  transformar a tese em livro foi uma forma de tornar mais acessível a discussão e apresentação, para o público interessado, essa relação entre o campo da  inteligência artificial e o conceito, entendido pelo autor como guarda-chuva, de pensamento crítico.

“A Inteligência Artificial tem um capítulo muito pulsante e novo com novos paradigmas no sentido da mediação. Eu ainda acredito na nela como uma mediação e, por isso, achei essa questão necessária”, afirma o educador. 

O livro conta com textos complementares de Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta; Dora Kaufman, pós-doutora em inteligência artificial e colunista da Época Negócios; Lúcia Santaella, pós-doutora em semiótica e professora da PUC-SP, e Rosane Rosa, pós-doutora pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal) e professora visitante da Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique)”, informa o material institucional de divulgação da obra, que já está disponível para download gratuito.

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]